terça-feira,
21 de outubro de 2025

Reajuste do salário mínimo impacta aposentadorias

Para os benefícios que são maiores que o salário mínimo, o aumento será baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor

- Anúncio -

Com o aumento do salário mínimo para R$ 1.518, o valor mínimo dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve um aumento de 7,5% em 2025. No entanto, esse aumento não se aplica às aposentadorias e pensões de quem recebe acima do salário mínimo.

Para os benefícios que são maiores que o salário mínimo, o aumento será baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de dezembro de 2023 até dezembro de 2024. O INPC de dezembro será anunciado pelo IBGE nesta sexta-feira 10.

Nos 12 meses, contados até novembro, o INPC teve um aumento de 4,84%. Assim, é muito provável que o aumento para quem ganha acima do salário mínimo seja menor do que os 7,5% dados para quem recebe o piso nacional.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Reajuste proporcional

O Instituto Nacional do Seguro Social explica que os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo do ano passado terão um ajuste proporcional ao número de meses em que o benefício foi dado.

Calendário de pagamentos

Os pagamentos começam a ser realizados a partir de 27 de janeiro e vão até 7 de fevereiro. Para aqueles que ganham acima do mínimo, os pagamentos começam no dia 3 de fevereiro.

Para saber a data exata, basta olhar o último número do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece após o traço.

Os segurados podem acessar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Após entrar, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível obter o extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Para quem não tem internet, basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, para evitar fraudes.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, que está disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias