Caçada ao golpe: como um esquema milionário foi desfeito no INSS de MG

Grupo criminoso estava criando até mesmo pessoas fictícias em um super esquema milionário de fraudes envolvendo o INSS em Minas Gerais
- Anúncio -

Um super esquema criminoso que fraudava benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi desmantelado em Minas Gerais durante uma operação da Polícia Federal. A ação aconteceu ainda na última terça-feira (7).

Segundo os investigadores, um grupo criminoso teria conseguido aproximadamente R$ 7 milhões dos cofres públicos por meio de 43 benefícios previdenciários. Todos eles teriam sido obtidos por meio das fraudes.

A operação e os alvos

A ação em questão contou com o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, além de sete mandados de busca e apreensão. Todos eles foram realizados nas cidades de Ouro Preto, Mariana e Viçosa, em Minas Gerais.

Durante a operação, a polícia recolheu documentos e equipamentos eletrônicos, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar possíveis novos envolvidos nesse esquema.

Por meio de nota, o INSS informou que não vai se pronunciar sobre essa operação porque ela está em andamento. De todo modo, a autarquia destacou que tem compromisso de colaborar com as autoridades competentes para combater essas fraudes.

Como funcionava a fraude no INSS

Segundo as investigações da Polícia Federal, o grupo criminoso teria se especializado em criar identidades fictícias para obter benefícios de amparo destinados a idosos de baixa renda.

Como eles conseguiam fazer isso? O grupo falsificava certidões de nascimento, documentos de identidade, além de comprovantes de residência.

As fraudes eram tão sofisticadas que dificilmente eram detectáveis sem uma investigação mais aprofundada.

O impacto financeiro no INSS

Nas projeções do INSS os prejuízos causados por essas fraudes são estimados em R$ 7 milhões e representam um golpe significativo para os cofres da autarquia.

Vale lembrar que o Instituto já enfrenta desafios financeiros em razão do envelhecimento populacional e do aumento da demanda por benefícios

Para além do desafio financeiro, o fato é que esse tipo de fraude também prejudica as pessoas que realmente precisam do benefício, mas que não conseguem entrar nas aposentadorias e pensões justamente por causa da falta de espaço no orçamento.

Prevenção 

O INSS vem investindo nos últimos meses em tecnologia e em parcerias com órgãos de segurança para tentar evitar que essas fraudes sigam acontecendo.

Foram anunciados, por exemplo, medidas de validação biométrica, consulta cruzadas de dados com outros bancos de informação, além da digitalização dos processos. Todas essas medidas, na visão do INSS, dificultam a atuação das quadrilhas especializadas.

Para os segurados, a dica é tomar cuidado e não compartilhar dados pessoais com terceiros, além de denunciar suspeitas de fraudes por meio dos canais oficiais do INSS, como o telefone 135 ou o próprio site ou app do Meu INSS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis