3 tipos de indenização trabalhista e suas consequências
Entenda as situações em que ocorre um ato contra o trabalhador e é cabível de ação na justiçaEmbora as complicações no ambiente de trabalho possam ser comuns e até naturais, existem diversas situações nas quais o trabalhador pode pedir indenização.
Esse tipo de medida se aplica a diversos casos, possibilitando que um empregado receba uma reparação financeira em relação a prejuízos sofridos em decorrência de suas atividades de trabalho.
A indenização é paga pelo empregador ao empregado quando existe algum descumprimento da lei que cuida dos direitos desses trabalhadores.
Na leitura a seguir, vamos falar de três tipos de indenizações que existem na área trabalhista. Acompanhe!
Indenização Trabalhista Por Dano Moral
Esse tipo de indenização visa proteger direitos da honra, da vida e da personalidade do trabalhador. Não é um dano concreto em dinheiro, mas um dano de cunho pessoal.
Essa indenização é a mais comum, porque muitas atitudes da empresa, mesmo que não tenham impacto no bolso do trabalhador, podem ter impacto em sua vida.
Por exemplo, um trabalhador que tem todo mês seu salário atrasado tem um impacto em sua vida particular. Nesse caso, esse trabalhador pode requerer uma indenização por dano moral, já que houve uma ofensa em sua vida ocasionada pela empresa.
O valor da indenização por danos morais irá variar muito do que ocorreu, porque dezenas de situações podem gerar danos morais.
Como acidente de trabalho, atraso no salário, justa causa ilegal, mas a justiça do trabalho é famosa por não condenar as empresas em indenizações em valores muito altos.
Até porque condenações muito altas poderiam levar à falência da empresa, com a consequente demissão de vários trabalhadores, o que seria prejudicial para toda a sociedade.
Indenização Trabalhista Por Dano Estético
Essa indenização aparece nos casos de acidente de trabalho, quando o trabalhador perde um braço, uma perna, um dedo, ou fica com alguma cicatriz muito grave.
Ela serve para recuperar o trabalhador por essa mudança em seu corpo, na parte estética, já que obviamente essa situação pode mexer com a autoestima da pessoa.
Se trata de um importante direito dos trabalhadores que sofrem acidente de trabalho graves e sofrem esse tipo de lesão.
O valor dessa indenização irá variar muito de caso para caso, mas quanto mais grave for a lesão, maior será a indenização. Um trabalhador que perde um braço, terá uma indenização muito maior do que um trabalhador que teve uma cicatriz por exemplo.
Indenização Por Dano Material
Outro tipo de indenização muito comum, essa é mais direta, e tem como objetivo indenizar o trabalhador de gastos que ele possa ter tido por culpa da empresa.
Ao entrar com uma ação trabalhista ele poderá cobrar uma indenização no valor que ele gastou na cirurgia. Essa indenização sempre será atrelada aos gastos que você teve e que efetivamente comprovou, assim, sempre será necessário juntar notas e receber do gasto.
Assim, o valor da indenização sempre será do valor do gasto que você conseguiu comprovar dentro do processo, não havendo pagamentos a mais ou a menos, sendo apenas uma compensação.
Como entrar com uma ação trabalhista?
Se você acredita que tem direito a indenização trabalhista, é importante saber o passo a passo exato para entrar com o processo. A indenização trabalhista é vital para assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam preservados e entender os seus direitos trabalhistas é fundamental.
O primeiro passo para entrar com um processo de indenização trabalhista é contratar um advogado trabalhista qualificado. Um advogado especializado na área de trabalho pode ajudar a assegurar que os seus direitos sejam preservados. Além de que você receba todas as indenizações a que tem direito.
Em seguida, você precisará juntar todos os documentos e provas relacionadas à sua reclamação de indenização trabalhista. Certifique-se de compreender e documentar completamente todos os aspectos do caso.
Após isso, você terá que entrar com o processo e realizar todos os trâmites para garantir uma decisão justa.