Tudo sobre o 13º do INSS em 2025: Previsões, dúvidas e o que pode acontecer
Veja o que se sabe até o momento sobre o processo de pagamento do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)Com a chegada do ano de 2025, cresce também a expectativa em torno dos pagamentos do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aposentados, pensionistas e outros beneficiários estão na expectativa pelo recebimento desse saldo.
Com a proximidade dos pagamentos, é natural que muitas dúvidas surjam sobre quando e como será feito o pagamento do benefício.
Embora o governo federal ainda não tenha confirmado oficialmente as datas dos pagamentos do 13º salário do INSS para 2025, o fato é que algumas informações de bastidores dão um indício do que pode acontecer.
Segundo essas informações, é provável que o governo federal conte com pagamentos do 13º salário do INSS já para o primeiro semestre deste ano, assim como aconteceu em anos anteriores
O que já está confirmado sobre o 13º salário do INSS
Até aqui, o governo federal não divulgou o calendário oficial para os pagamentos do 13º salário de 2025.
Mas é provável que o repasse seja feito de forma similar ao que aconteceu em anos anteriores, quando o benefício foi definido em duas parcelas, sendo que as duas foram liberadas nos últimos meses do primeiro semestre.
Em 2023, por exemplo, o pagamento foi antecipado. Naquela ocasião, a primeira parcela foi liberada em maio, e a segunda em junho.
Expectativa para a antecipação
De acordo com as informações de bastidores, o governo federal tende a antecipar os pagamentos do 13º salário do INSS, sobretudo por causa do histórico de necessidade de alívio financeiro para os beneficiários nessa época do ano.
A antecipação dos pagamentos da primeira parcela do 13º salário do INSS vem se tornando comum não apenas dentro do governo federal, mas também entre empresas e companhias de todo o país.
As regras do 13º salário
O 13º salário é uma espécie de saldo normalmente liberado no final de cada ano aos trabalhadores ativos, e também para aposentados e pensionistas do INSS.
Em regra geral, o empregador pode optar por pagar esse saldo todo de uma só vez em uma parcela única, ou em duas situações diferentes no decorrer do ano.
Caso ele opte por liberar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a primeira precisa ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Em todos os casos, o trabalhador precisa receber o dinheiro antes das festas de final de ano.
O valor total do 13º salário varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados pelo cidadão, e também com o valor bruto do seu salário. Quem trabalhou por 12 meses, por exemplo, vai receber o salário completo.