Saiu no Diário Oficial: Como pagar menos na conta de luz em 2025

Nada melhor do que começar o ano novo ganhando generosos descontos na conta de luz. Veja como você pode ser contemplado com a medida
- Anúncio -

Com a chegada do ano novo, muitas famílias querem se organizar financeiramente para passar os próximos meses mais tranquilos do ponto de vista orçamentário. E uma das dicas mais importantes para realizar essa tarefa é reduzir os custos com a conta de energia.

O que muita gente ainda não sabe é que existe a possibilidade de conseguir descontos na conta de luz através da Tarifa Social de Energia Elétrica. Trata-se de uma iniciativa do governo federal que concede abatimentos na conta para famílias de baixa renda.

Quem tem direito ao benefício

Mas é importante deixar claro que nem todos os brasileiros têm direito aos descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica. Para fazer parte do programa, é preciso estar dentro de ao menos alguns desses grupos:

  • Ter Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico): Famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo.
  • Estar dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC): Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebem o BPC.
  • Fazer parte de uma família com renda mensal de até três salários mínimos: Desde que possuam entre seus membros pessoa com deficiência que necessite de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica.

Como solicitar o desconto na conta de luz?

Ao contrário do que muita gente imagina, a concessão de descontos pela Tarifa Social de Energia Elétrica é feita de maneira automática. Isso significa que não é preciso realizar qualquer tipo de solicitação.

De todo modo, é importante que os dados cadastrais do seu Cadúnico estejam sempre atualizados com informações verdadeiras.

Se você atende as regras de entrada e ainda não faz parte do Cadúnico, é importante realizar esse cadastro em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

O tamanho dos descontos na contra de luz

De acordo com o governo federal, o tamanho do desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica varia de acordo com o consumo mensal da sua energia.

Em regra geral, quanto mais energia você economiza, maior é o desconto concedido. Veja na tabela abaixo:

  • Até 30 kWh/mês: 65% de desconto.
  • De 31 kWh a 100 kWh/mês: 40% de desconto.
  • De 101 kWh a 220 kWh/mês: 10% de desconto.

Para famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadúnico, os descontos são diferenciados:

  • Até 50 kWh/mês: 100% de desconto.
  • De 51 kWh a 100 kWh/mês: 40% de desconto.
  • De 101 kWh a 220 kWh/mês: 10% de desconto.

Consumos acima de 220 kWh/mês não recebem desconto.

Se você já faz parte da Tarifa Social de Energia Elétrica, a dica é manter as informações do Cadúnico sempre atualizadas. A atualização desse cadastro precisa ser feita sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis