Já está valendo! Veja o que muda com o novo limite de juros do consignado do INSS

Novo limite de juros do consignado do INSS já está valendo e pode ter impacto direto no bolso de aposentados e pensionistas neste ano de 2025
- Anúncio -

Se você está analisando a possibilidade de solicitar um consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve atentar para uma informação importante. O novo teto de juros para essa modalidade já está oficialmente em vigor.

O consignado é uma espécie de empréstimo em que o cidadão solicita a quantia, recebe o dinheiro, e logo depois precisa realizar os pagamentos na forma descontos mensais no seu benefício. No caso dos aposentados, esses abatimentos são feitos diretamente na aposentadoria.

Em regra geral, cada instituição financeira pode escolher a sua própria taxa de juros do consignado. Mas em todos os casos, elas precisam respeitar o teto estabelecido pelo Ministério da Previdência. E foi justamente esse teto que foi alterado recentemente. 

O novo teto do consignado do INSS

No início do mês, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu elevar o teto máximo da taxa de juros do consignado. Com a decisão, ficou definido que o limite para o empréstimo com desconto em folha passa de 1,66% ao mês para 1,80% ao mês.

Já para as operações da modalidade cartão de crédito e cartão consignado do benefício, não houve qualquer mudança, e o índice máximo se manteve na casa de 2,46% ao mês.

Vale lembrar que o teto do consignado estava fixado na casa de 1,66% ao mês desde junho do ano passado, mesmo após os aumentos seguidos da taxa Selic, que passou de 10,50% para 12,25% nesse mesmo período.

Como a Selic estava sendo elevada, e o governo não estava elevando a taxa máxima de juros ao mesmo tempo, parte das instituições financeiras afirmavam que estavam começando a perder dinheiro.

Por isso, algumas delas chegaram até a suspender a concessão do consignado por meio dos seus correspondente bancários.

Os números oficiais

Os dados oficiais apontam que o Brasil conta hoje com mais de 48 milhões de contratos de consignado ativos. Estamos falando de pessoas que solicitaram dinheiro, e que já estão tendo descontos mensais em seus benefícios do INSS.

Especificamente no crédito consignado do Instituto Nacional de Seguro Social, existe uma operação de mais de R$ 268 bilhões, o que configura 40% do total do saldo do consignado, considerando os empréstimos do setor público e privado.

Consultando a taxa de juros do consignado

Como dito, cada instituição financeira tem o poder de definir a sua própria taxa de juros, mesmo considerando o aumento do teto definido pelo CNPS recentemente.

Por isso, se você é um beneficiário que está planejando solicitar um consignado, a dica é acessar o aplicativo do Meu INSS ou o portal do Instituto para consultar as taxas de juros do empréstimo consignado praticadas por cada uma das instituições financeiras do Brasil.

Além de realizar a consulta, também é possível realizar a portabilidade do empréstimo para um banco em que a taxa de juros esteja mais favorável para sua situação.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis