MEI: veja como evitar de cair no golpe do PIX
Todo cuidado é pouco para não cair nas armadilhas dos golpistasMais de 15 milhões de brasileiros têm registro como Microempreendedor Individual (MEI). É uma excelente forma para os trabalhadores autônomos se formalizarem, poderem emitir nota fiscal e terem benefícios previdenciários. Todavia, tem crescido o número de golpes na internet direcionados a esse público.
Recentemente, criminosos atraem esta categoria na internet utilizando o “golpe do Pix” através de perfis falsos, vírus em links maliciosos e muito mais.
A Receita Federal emitiu mais um comunicado alertando empresários enquadrados no Simples Nacional e microempreendedores individuais (MEI) para um novo golpe que está sendo aplicado: mensagens fraudulentas oferecendo o pagamento de tributos com desconto através do Pix, via WhatsApp.
Com a promessa de economia, os golpistas estão enviando mensagens fraudulentas, onde oferecem aos empresários a possibilidade de efetuar pagamentos com descontos. Entretanto, a Receita Federal faz questão de reiterar que não faz esse tipo de procedimento, ou seja, a oferta é uma fraude.
Como a Receita Federal entra em contato com o MEI?
Na realidade, a Receita Federal não envia boletos nem Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento por e-mail ou WhatsApp. Além disso, ela também não oferece isenções ou reduções de multa ou juros, condicionadas ao pagamento por Pix.
O empreendedor deve entender que a emissão de DAS ou DAS-MEI para pagamento de débitos em cobrança ocorre no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC. Tudo com acesso via código de acesso ou certificado digital ou ainda conta gov.br nível prata ou ouro.
Por que estar atento a esses golpes?
Esses golpes podem causar diversos prejuízos financeiros aos empresários que, enganados pela promessa de desconto, acabam fornecendo suas informações bancárias aos golpistas e depositando dinheiro em contas fraudulentas.
A ação rápida e prática que os golpistas oferecem se aproveita da pressa e do desejo de economizar dos empresários, principalmente os de pequeno porte, para tornar o golpe mais atrativo.
Como evitar cair nos golpes?
Para se proteger, é importante manter-se informado e ciente de que mensagens prometendo vantagens financeiras fáceis geralmente são golpes.
Assim, é vital checar a fonte da mensagem e desconfiar de pedidos de pagamento via WhatsApp ou e-mail. Nesses casos, o melhor a se fazer é entrar em contato diretamente com a instituição citada na mensagem para confirmar a veracidade da informação.
Lembre-se:
- Evite clicar em links desconhecidos, especialmente para fazer uma transferência;
- Desconfie ainda mais de links compartilhados via troca de mensagem e redes sociais;
- Restrinja a visualização do seu perfil nas redes sociais apenas para pessoas conhecidas;
- Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor. Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando;
- Oculte sua foto do WhatsApp para que apenas seus contatos a vejam;
- Ao fazer uma transação comercial com o PIX, sempre pesquise sobre a empresa em sites de reclamação e confira seu CNPJ.