O que é preciso para enviar a Declaração Anual do MEI 2025?
A DASN-Simei é uma obrigação que deve ser enviada por todos os Microempreendedores IndividuaisO Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para atender às necessidades dos pequenos empreendedores que desejam formalizar suas atividades, conforme descritas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Essas atividades podem incluir diversas funções.
No entanto, como em qualquer empreendimento, para aproveitar alternativas mais acessíveis em termos de obrigações fiscais e contábeis, é necessário prestar atenção aos detalhes para garantir que tudo funcione sem problemas e para que sua empresa cresça dentro da lei.
Por isso, desde 1° de janeiro, todos os milhões de empreendedores Individuais (MEI) vão precisar enviar a Declaração Anual para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), o processo para envio é bastante simples, mas é preciso se atentar aos detalhes.
Anualmente os MEIs são obrigados a realizar o envio da declaração, sendo a única obrigação acessória desses profissionais, quem abriu um MEI de janeiro a dezembro de 2024 ou já tinha CNPJ aberto, precisa cumprir essa obrigação.
Para evitar multas e continuar com seu MEI regular é preciso transmitir essa obrigação, nós vamos te explicar sobre tudo que é preciso para enviar a DASN-SIMEI.
O que é a DASN-MEI?
A DASN-Simei é uma obrigação que deve ser enviada por todos os Microempreendedores Individuais, mesmo aqueles sem faturamento, ela deve ser enviada do mês de janeiro até o último dia do mês de maio de cada ano.
Nesta obrigação acessória os MEIs precisam informar a receita bruta anual do Microempreendedor Individual (MEI) e a contratação de empregado, quando houver. A receita bruta é todo o faturamento que você teve no ano-base, no caso, em 2024.
Portanto, todos os empreendedores devem começar a se organizar em dezembro para enviar a declaração no começo do próximo ano.
Multas pelo não envio
Quem deixar de enviar a declaração anual do MEI terá que realizar o pagamento de multa, o valor pode variar dependendo da situação, confira abaixo:
- Ao enviar declaração em atraso, o empreendedor fica sujeito ao pagamento de multa de até 20% sob o valor do faturamento anual, acrescidos dos mesmos juros mensais de 2% para cada mês de atraso.
- O boleto para pagamento da multa ocorre no momento da transmissão e o valor mínimo da multa é de R$ 50,00
- Se o pagamento ocorrer em até 30 dias, a multa reduz em 50%, totalizando R$ 25,00.
Como enviar a declaração MEI 2025?
Para enviar a sua declaração basta seguir os seguintes passos:
- Acesse a página do Simples Nacional na aba DASN-Simei e preencha seu CNPJ;
- Preencha todas as informações solicitadas;
- Realize o envio.
O que é preciso para enviar a Declaração do MEI 2025?
Você vai precisar informar todo o seu faturamento do ano anterior. Ou seja, para enviar a sua declaração 2025 basta declarar todos os valores que seu MEI recebeu em 2024. Em resumo, se você tem um controle de todo seu faturamento, basta conferir tudo e declarar.
Entretanto, caso você não saiba quanto seu CNPJ faturou, some os valores dos seguintes locais:
- Todas as notas fiscais que você emitiu;
- Comprovante de rendimentos da sua conta de pessoa jurídica;
- Olhe o extrato da conta das máquinas de cartão; e
- Realize uma soma de quanto você faturou em espécie.