INSS surpreende aposentados com nova regra: entenda o que muda na prova de vida
Aposentados e pensionistas do INSS precisam ficar atentos ao novo sistema de regras para a realização da prova de vida neste ano de 2025Assim como acontecia nos anos anteriores, em 2025 a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue obrigatória para aposentados e pensionistas. Quanto a isso, nada muda.
Entretanto, uma nova portaria publicada recentemente pelo Instituto garante que nenhum benefício vai ser suspenso caso o segurado não consiga realizar o procedimento. A informação foi confirmada pelo próprio órgão.
O que aconteceu?
Recentemente, começaram a circular nas redes sociais uma série de informações erradas que indicavam que a prova de vida voltaria a ser exigida em 2025.
O INSS, no entanto, lançou uma nota afirmando que o procedimento da prova de vida nunca foi suspenso. Ele segue sendo obrigatório e precisa ser feito anualmente.
A diferença agora é que os beneficiários não precisam mais se preocupar em comparecer presencialmente às agências para realizar o procedimento. O próprio INSS é quem tem a obrigação de fazer a prova de vida
Desde 2023, o INSS precisa utilizar uma espécie de cruzamento de dados com outras instituições para confirmar se seus beneficiários estão vivos.
Entre as formas utilizadas estão:
- Acesso ao Meu INSS com selo ouro;
- Transações bancárias, como pedidos de empréstimo consignado e saques com reconhecimento biométrico;
- Participação em eleições;
- Atendimento presencial em agências do INSS ou realização de perícia médica (por telemedicina ou presencial);
- Atualização do Cadastro Único (CadÚnico) pelo responsável do grupo familiar;
- Recebimento de pagamentos por reconhecimento biométrico.
Em 2024, 72 milhões de seguradores não tiveram seus dados atualizados corretamente. Nesses casos, a prova de vida pode ser feita pelo aplicativo do Meu INSS, ou presencialmente na agência bancária em que você recebe a aposentadoria.
Mas em todos os casos, fica definido que ninguém vai perder o direito de receber o seu benefício previdenciário por causa da falta da realização da prova de vida. É isso o que diz a nova portaria.
As regras da prova de vida em 2025
A regra em questão foi publicada pelo Ministério da Previdência Social no último dia 17 de janeiro de 2025. O texto prorroga até junho a garantia de que os benefícios não serão bloqueados por falta da comprovação da prova de vida.
Essa medida já estava valendo em 2024, e seguirá valendo até junho. Existe a possibilidade de nova prorrogação, mas isso ainda não foi oficialmente definido pelo INSS.
Os golpes da prova de vida
Nas últimas semanas, o INSS vem lançando uma série de alertas sobre golpes envolvendo a prova de vida. Em uma dessas notas, a autarquia explicou que não envia funcionários para as casas dos beneficiários para a realização do procedimento.
Criminosos estariam se aproveitando da atual situação para se passar por servidores, vestindo até mesmo uniformes falsos e solicitando dados pessoais, fotos e documentos.
Caso alguém entre em contato com você solicitando essas informações, a dica é ignorar e realizar uma denúncia junto aos canais oficiais do INSS.