Novo mutirão de atualização do Bolsa Família acontece neste final de semana; veja detalhes
Atualizar o Cadúnico e as informações do Bolsa Família é passo fundamental para não correr o risco de perder o benefício em 2025Atualizar as informações do seu Cadúnico é um passo extremamente importante para seguir recebendo benefícios sociais como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional e até mesmo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nesse sentido, uma dica para as pessoas que trabalham durante a semana, e que naturalmente não têm tempo de realizar essa atualização presencialmente, é aproveitar os mutirões. Muitos deles são feitos por prefeituras municipais nos finais de semana.
Feira de Santana
A Prefeitura de Feira de Santana, que fica localizada a cerca de 100 Km de Salvador, por exemplo, deverá promover o mutirão de atualização do Cadúnico e do Bolsa Família no próximo sábado 22.
De acordo com as informações oficiais, o atendimento será realizado das 8h às 12h na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), que fica na Avenida Senhor dos Passos, no centro da cidade.
Detalhes do mutirão
De uma maneira geral, pode-se afirmar que a iniciativa é direcionada para as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de 24 meses. Também poderão realizar a atualização aqueles que ainda não estão registrados no programa.
O objetivo do mutirão é garantir que todas as famílias elegíveis para o Bolsa Família mantenham os seus cadastros atualizados. Isso pode assegurar o acesso contínuo a benefícios e aos serviços oferecidos pelo governo federal, estadual e municipal.
Nesse sentido, pessoas que já realizaram o procedimento de atualização cadastral nos anos de 2023 e 2024 não precisam comparecer a esse mutirão.
O que levar para o mutirão
Segundo a Prefeitura de Feira de Santana, é preciso levar consigo os seguintes documentos:
- Para o responsável familiar:
- CPF
- RG ou outro documento de identificação com foto
- Título de eleitor
- Carteira de trabalho
- Comprovante de endereço
- Para membros da família maiores de 18 anos:
- CPF
- RG
- Título de eleitor
- Carteira de trabalho
- Para menores de 18 anos:
- CPF
- Certidão de nascimento ou RG
O Bolsa Família
Em fevereiro, o Bolsa Família atende pouco mais de 20 milhões de pessoas. Assim como aconteceu nos meses anteriores, o saldo é depositado de maneira escalonada de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.
Para este mês, os repasses foram iniciados no último dia 17, e devem seguir até o próximo dia 28. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 17 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 2: 18 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 3: 19 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 4: 20 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 5: 21 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 6: 24 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 7: 25 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 8: 26 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro.