segunda-feira,
20 de outubro de 2025

INSS: comunicado sobre a antecipação do 13° em 2025

Aposentados e pensionistas estão ansiosos para saber quando recebem o abono natalino

- Anúncio -

A antecipação do 13º salário para aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi uma medida adotada pelo governo federal há alguns anos. 

Foi uma estratégia para que os beneficiários tenham acesso ao saldo de forma mais rápida com o objetivo de estimular a economia. Mas, apesar da medida ser algo utilizado nos últimos anos, até o momento, não foi revelado quando os valores estarão disponíveis em 2025. 

Assim como outros benefícios do INSS, o 13° salário também é ofertado através de um cronograma e, nos anos anteriores, a primeira parcela estava sendo depositada em abril, enquanto a segunda seria disponibilizada no mês seguinte. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Apesar do governo federal ainda não revelar quando será pago, a expectativa é de que a antecipação ocorra nos mesmos meses. 

Como funciona a antecipação do 13°?

Independente do período escolhido pelo governo, os pagamentos seguem a mesma ordem escalonada, tendo como parâmetro o penúltimo dígito do Número do Benefício (NB). 

Dessa forma, os saldos disponíveis devem ser pagos de forma progressiva, iniciando pelos beneficiários cujo penúltimo número do NB é 1, até chegar ao dígito 0.

No entanto, caso a antecipação não ocorra, o pagamento do 13º salário do INSS seguirá o calendário tradicional, com a primeira parcela em agosto e a segunda em novembro. 

Lembrando que a antecipação foi uma medida usada durante a pandemia de Covid-19, mas seguiu nos anos seguintes até mesmo quando a doença foi controlada. 

Para se manter atualizado sobre o calendário oficial de pagamento do 13º salário do INSS em 2025, é recomendado acompanhar as notícias divulgadas pelo governo federal e pelo INSS.

Quem tem direito ao 13° salário do INSS?

De acordo com a autarquia, tem direito ao 13° os segurados dos benefícios previdenciários, excluindo aqueles que recebem auxílios sociais. Assim, só ganham o abono quem recebe:

  • Aposentadoria por idade; por tempo de contribuição; especial ou por invalidez);
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Qual o valor do 13° salário?

O valor do 13º salário do INSS é proporcional ao benefício mensal que o segurado recebe. Por exemplo, quem recebe um salário mínimo (R$ 1.518) terá um 13º salário equivalente a esse valor.

No entanto, para quem se aposentou durante o ano ou recebe um benefício temporário, o valor acabará sendo calculado de forma proporcional ao tempo em que o benefício está sendo pago.

Assim, isso significa que o valor do 13º acabará sendo ajustado conforme o período de recebimento do benefício. Garantindo um abono justo para todos os segurados.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Para você, o 13º é para...?

Investir
Pagar
Comprar

Como está seu orçamento agora?

Positivo
Apertado
Equilibrado

13º no Fim de ano combina com...?

Futuro
Alívio
Festas