Emitir nota fiscal em Santa Catarina com CPF – passo a passo
Você sabia que é possível fazer a emissão de nota fiscal em Santa Catarina usando o CPF sem a necessidade de um certificado digital ou conta jurídica? O processo é bastante simples e pode ser realizado através do site do estado catarinense do Sef.
- Acesse o site https://sat.sef.sc.gov.br/tax.NET/Sat.NFe.Web/Avulsa/ValidacaoEmitenteNFA.aspx.
- Depois disso, informe o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e coloque os números que está vendo na tela para comprovar que não é um robô.
- Agora, basta que você clique em “avançar”.
- Preencha todos os dados da empresa ou pessoa que está fazendo o serviço ou vendendo o produto e clique em “emitir” somente ao final.
- Depois disso, será possível que você baixe o PDF da nota fiscal e envie para o cliente.
Posso emitir nota fiscal como pessoa jurídica no sistema?
Também é possível fazer a emissão de nota fiscal em Santa Catarina como pessoa jurídica. No entanto, para que consiga fazer isso, é necessário contar com um certificado digital que comprove a sua identidade. Caso contrário, entrar com o CNPJ não será possível. O certificado digital não é gratuito e conta com o valor que pode variar de acordo com a empresa. No entanto, o preço pode chegar a R$ 250 como acontece com o Serasa Experian.
Por que o certificado digital é quase obrigatório para MEI e outras empresas?
Na maioria dos sistemas, contar com um certificado digital é quase obrigatório porque ele comprova a identidade do empreendedor e empresário através de software e permite a criação de assinaturas digitais e todos os tipos de declarações. Para criar um, é necessário ir até uma agência física informar os dados ou, então, optar por fazer uma vídeo chamada para mostrar dados como a carteira de habilitação e baixar aplicativos de impressão digital.