Zap do Empreendedor: Governo cria canal direto para MEIs e lança app de crédito
Veja como vai funcionar o novo app de créditos para MEis que está sendo prometido pelo governo federal, e como usar a aplicaçãoOs microempreendedores individuais (MEIs) deverão ganhar um canal direto de comunicação com o governo pelo WhatsApp. O objetivo, segundo o governo federal, é facilitar o acesso ao crédito e oferecer informações sobre financiamentos com garantia federal.
Além disso, um aplicativo será lançado para tornar mais simples a concessão de empréstimos, com um sistema de avaliação que ajudará bancos a medir o risco dos solicitantes.
A estratégia é uma resposta ao que o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, chamou de “desconfiança” dos pequenos empreendedores em relação ao governo federal.
Segundo França, muitos MEIs acreditam que o Estado quer apenas cobrar impostos, sem oferecer contrapartidas reais. A medida funcionaria, portanto, como uma espécie de contrapartida.
A atual situação dos MEIs
Dados oficiais indicam que o Brasil conta atualmente com 17 milhões de microempreendedores individuais. Somando com as empresas do Simples Nacional, este montante soma nada menos do que 99% dos CNPJs registrados em todo o país.
Normalmente, os MEIs enfrentam dificuldades para conseguir crédito. Essa dificuldade ocorre porque muitas vezes eles não possuem garantias para oferecer aos bancos.
O que se sabe é que mesmo em programas de crédito que já existem, as instituições financeiras normalmente preferem conceder o crédito para clientes maiores, ou seja, pessoas que podem indicar garantia mais práticas.
Como o novo sistema vai funcionar para os MEIs
Para tentar resolver todo esse problema, o ministro Márcio França explicou que o novo sistema vai indicar três pontos principais. São eles:
- WhatsApp: O governo criará um canal direto para dialogar com os MEIs, inspirado no “Receba Zap” da Prefeitura de Recife.
- Aplicativo: A ferramenta permitirá que os empreendedores acompanhem ofertas de crédito, façam autoavaliação e entendam seu potencial de empréstimo.
- Cartão MEI: O Banco do Brasil oferecerá gratuitamente um cartão de débito e crédito específico para esse público.
Procred 360
Vale lembrar que o governo federal lançou recentemente o Procred 360. Este sistema oferece crédito com taxas mais baixas para quem fatura até R$ 360 mil por ano, o que pode incluir justamente boa parte dos MEIs.
Desde outubro do ano passado, já foram emprestados R$ 1,3 bilhão para 52 mil empresas. De um modo geral, o programa garante financiamento de até 30% do faturamento do ano anterior.
Em todos os casos, é importante que o MEI preste bem atenção antes de decidir tomar um empréstimo, independente das facilidades que são indicadas pelo governo.
Lembre-se de que esta é uma decisão que pode interferir diretamente no orçamento do seu empreendimento por muito tempo.