Boa parte dos brasileiros ainda não sabe, mas alguns deles podem receber um abono salarial no valor de até um salário mínimo completo. Para a maioria das famílias brasileiras, o saldo pode fazer a diferença no orçamento no final do mês.
Tanto é que boa parte dos trabalhadores já apelidou o benefício de 14º salário. Estamos falando do abono salarial Pis/Pasep, liberado todos os anos pelo governo federal.
Mas afinal, quem tem direito a esse dinheiro extra e como sacá-lo? Veja o que se sabe sobre as liberações para este ano de 2025.
Quem pode receber o abono salarial Pis/Pasep?
O abono salarial é destinado aos trabalhadores de baixa renda que atenderam a alguns requisitos durante o ano-base de 2023. Para garantir o benefício, é preciso atender a todos esses requisitos:
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023;
- Ter recebido até dois salários mínimos por mês no período;
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Os valores dos pagamentos
Como dito, o valor cheio do abono salarial pode chegar a um salário mínimo completo, ou seja, R$ 1.518. Mas o fato é que o patamar varia de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base de 2023.
Quem trabalhou por 12 meses, por exemplo, vai receber o valor completo agora. Quem trabalhou por menos meses, vai receber o valor equivalente ao tempo de trabalho.
A fórmula é simples: o trabalhador recebe 1/12 do salário mínimo vigente em 2025 para cada mês trabalhado no ano-base.
Onde e como sacar o abono salarial
- Trabalhadores da iniciativa privada recebem o PIS pela Caixa Econômica Federal.
- Servidores públicos acessam o PASEP pelo Banco do Brasil.
Os pagamentos seguem um cronograma baseado no mês de nascimento do beneficiário:
- Janeiro: 17 de fevereiro
- Fevereiro: 17 de março
- Março e abril: 15 de abril
- Maio e junho: 15 de maio
- Julho e agosto: 16 de junho
- Setembro e outubro: 15 de julho
- Novembro e dezembro: 15 de agosto
Os valores ficam disponíveis para saque até dezembro de 2025. Para verificar se tem direito ao benefício, o trabalhador pode consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou acessar o portal Gov.br.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com um o Ministério do Trabalho ou com algum correspondente equivalente na sua região.
Você também pode buscar ajuda dos atendentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para entender o que está acontecendo com os pagamentos.