Mudanças na aposentadoria 2025: que é preciso saber
Com a Reforma da Previdência, até 2031 haverá mudanças gradativas. EntendaAs regras da aposentadoria no Brasil estão em constante evolução, e 2025 tem mudanças que merecem atenção. É importante entender essas alterações para planejar seu futuro com segurança e tomar decisões informadas sobre sua aposentadoria.
A principal mudança em 2025 é o aumento da idade mínima para aposentadoria nas regras de transição da Reforma da Previdência de 2019. Isso significa que, além do tempo mínimo de contribuição, os trabalhadores precisarão ter uma idade mínima para se aposentar.
A Reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.
A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações.
Confira a seguir as mudanças que começaram a vigorar neste ano.
Aposentadoria por tempo de contribuição
A Reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2024 para 2025.
Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro para 92 pontos (mulheres) e 102 pontos (homens).
Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.
Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens).
A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.
Aposentadoria dos Professores
Em relação aos professores, que obedecem a uma regra de transição com base no tempo de contribuição na função de magistério combinada com a idade mínima, as mulheres passam a se aposentar aos 54 anos; e os homens, aos 59 anos.
A idade é acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031.
O tempo de contribuição mínimo para obter a aposentadoria como professor corresponde a 25 anos para as mulheres e a 30 anos para os homens.
A regra vale para os professores da iniciativa privada, das instituições federais de ensino e de pequenos municípios. Os professores estaduais e de grandes municípios obedecem às regras dos regimes próprios de previdência.
Aposentadoria por idade
Desde 2023, está plenamente em vigor a regra para a aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social e se aposentariam por idade na regra antiga.
Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Já para as mulheres, a idade de transição está em 62 anos desde 2023. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.
Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima para as mulheres estava em 60 anos, passando a aumentar seis meses por ano nos quatro anos seguintes. Subiu para 60 anos e meio em janeiro de 2020, para 61 anos em janeiro de 2021, 61 anos e meio em 2022 e 62 anos no ano passado.
Conclusão
Diante desse cenário, a busca por informações precisas e a orientação de profissionais especializados tornam-se indispensáveis. O planejamento previdenciário personalizado, considerando o histórico de contribuições e as particularidades de cada caso, é a chave para garantir um futuro financeiro seguro.
Além disso, é fundamental acompanhar as atualizações e possíveis novas mudanças nas regras, pois o sistema previdenciário está em constante evolução. A informação e o planejamento são os melhores aliados para enfrentar as mudanças e garantir uma aposentadoria tranquila e segura.