Grande capital anuncia antecipação do 13º salário para abril; veja detalhes

Antecipação dos valores do 13º salário está sendo aguardada por milhões de trabalhadores de todas as regiões do país. Veja detalhes
- Anúncio -

Se você está ansioso pelo recebimento do 13º salário neste ano de 2025, saiba que você não está sozinho. Milhões de trabalhadores de todas regiões do país também estão contando os dias para a data da liberação do saldo extra. 

E o fato é que o 13º salário vai chegar mais cedo para os servidores públicos de Belém, a capital do Pará. 

Um decreto assinado pelo prefeito Igor Normando e publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (14) confirmou a antecipação de parte da gratificação natalina para este mês de abril. 

Segundo a prefeitura, essa antecipação promete dar um fôlego à economia da capital paraense.

O que muda com o novo decreto

De acordo com a prefeitura de Belém, a primeira parcela do 13º salário vai ser paga já nesta terça-feira (15), e deve corresponder a 40% do valor total destinado a cada um dos servidores. 

A expectativa da gestão municipal é de que a medida injete R$ 55 milhões na economia local. Segundo o prefeito, a antecipação deve movimentar significativamente o comércio e os serviços na cidade.

Também ficou definido que a segunda parcela será liberada em dezembro.

Alguns detalhes importantes sobre o 13º salário de Belém

O decreto também detalha regras importantes para casos de exoneração ou dispensa antes do pagamento da segunda parte do 13º. Nestes casos:

  • Será feito um cálculo proporcional da gratificação natalina, considerando 1/12 por mês trabalhado.
  • Períodos iguais ou superiores a 15 dias contam como mês completo.
  • O valor da antecipação será descontado dos créditos finais do servidor.
  • Além disso, a contribuição previdenciária e demais descontos legais incidirão sobre o valor integral na segunda parcela, ou seja, em dezembro.

O 13º salário

O 13º salário é uma espécie de gratificação extra ao trabalhador. Em regra geral, o cidadão vai receber uma espécie de salário dobrado no final do ano. 

Mas o valor dos pagamentos do 13º salário varia de acordo com o número de meses trabalhados pelo empregado no decorrer do ano. Quem trabalhou por 12 meses, por exemplo, recebe o valor completo. 

Já um cidadão que trabalhou por menos meses, vai ter que receber um valor menor, correspondente ao tempo de trabalho. Quanto mais meses, maior será o valor. 

Esse patamar pode ser pago todo de uma só vez, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano. No final das contas, essa é uma decisão que cabe ao empregador. 

A primeira parcela precisa ser liberada até o final de novembro. Já a segunda rodada precisa ser depositada na conta do trabalhador até o dia 20 de dezembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis