terça-feira,
21 de outubro de 2025

Confira diferentes formas de consultar o número do PIS

Essa numeração identifica o trabalhador para as empresas e é necessária na hora da admissão em um novo emprego.

- Anúncio -

Todo trabalhador, seja de empresa privada ou funcionário público, recebe uma numeração referente ao seu PIS/Pasep. PIS é a sigla para Programa de Integração Social. O Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, instituído pela Lei Complementar n° 8/1970.

O PIS e o PASEP fazem parte da unificação dos Programa de Fundo de Garantias para o trabalhador brasileiro, mas possuem ainda assim pequenas diferenças.

Neste artigo, você vai conferir as informações sobre todas as formas possíveis de consultar o número do seu PIS. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Como saber o valor do PIS?

O pagamento do PIS pode chegar a um salário mínimo que, em 2025, é de R$ 1.518. O valor varia conforme a quantidade de meses trabalhados. Ou seja, só receberá o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano de referência para o pagamento do abono.

Quem tem direito ao PIS 2025?

Tem direito ao pagamento do PIS o trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada. Além disso, deve ter exercido atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023. 

Vale destacar também que é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos. Os dados ainda precisam estar atualizados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

O PIS destina-se aos trabalhadores do setor privado. Seu pagamento é feito na Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é pago aos servidores públicos pelo Banco do Brasil.

Quais as formas de consultar o PIS?

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência;
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS;
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão);
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número).

O calendário de pagamentos do PIS segue até o mês de agosto. Porém, os segurados podem sacar o benefício PIS/Pasep até o dia 29 de dezembro de 2025.

Como consultar o PIS pela internet?

A consulta do PIS pode ocorrer na internet pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência. Para isso, basta acessar o portal, ir até “Abono Salarial” no menu superior, clicar em “iniciar” e logar com seu CPF e senha. Caso não tenha ou não lembre a sua senha, você pode solicitar uma nova, clicando em “Esqueci minha senha”.

O pagamento do benefício também pode ter consulta pelo celular no aplicativo Caixa Trabalhador ou no app da Carteira de Trabalho Digital.

Em 2025, o PIS (Programa de Integração Social)  será relativo aos valores a receber pelo ano-base 2023. Uma vez que o calendário encontra-se em atraso desde a pandemia da Covid-19.

Caso você tenha dúvidas onde consultar o número do PIS sem sair de casa, confira outras opções a seguir!

Como consultar o PIS pelo CPF?

Para consultar o PIS pelo número do seu CPF, é fácil. Basta fazer assim:

  1. acesse o portal Meu INSS;
  2. clique em “Entrar com gov.br”;
  3. digite o seu CPF e insira senha;
  4. na página inicial, clique em “Meu cadastro”, 
  5. acesse o site ou aplicativo do FGTS;
  6. Para saber o saldo, clique em “Benefícios”, sinalizado na parte inferior com um cifrão, e, depois, em “Abono Salarial”.

Como consultar o PIS pelo telefone?

Outra maneira de acessar o PIS é pelo telefone. Para isso, basta ligar para central “Alô Trabalhador”, 158.  Já os trabalhadores vinculados ao Pasep, há a opção de ligar para o telefone da Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior). 

Como consultar o PIS na Carteira de Trabalho?

Se você quer apenas saber o número do PIS para fazer a consulta online mais facilmente, você consegue pela sua Carteira de Trabalho. É um número longo que consta no topo da página inicial, aquela que tem a sua foto.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Onde você trabalha?

Privado
Público
Outro

Qual sua principal dúvida?

Direito
Calendário
Valor

Já recebeu o benefício alguma vez?

Sim
Não
Não sei

O que busca agora?

Consultar
Entender
Notícias