CNU dos Professores: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta-feira (4)

Interessados em participar da Prova Nacional Docente podem solicitar isenção até o dia 4 de julho. Exame será aplicado em outubro
- Anúncio -

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND), popularmente conhecida como CNU dos Professores, termina nesta sexta-feira, dia 4 de julho. A taxa para o exame é de R$ 85, e o pedido de isenção deve ser feito exclusivamente pelo Sistema PND, disponível online.

A prova será aplicada no dia 26 de outubro de 2025 pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ela será direcionada a dois públicos principais: concluintes de cursos de licenciatura em 2025 e profissionais já licenciados.

O exame poderá ser utilizado por redes públicas de ensino como instrumento complementar ou único em processos de seleção de professores da educação básica. A adesão ao uso dos resultados, no entanto, é voluntária por parte de estados, municípios e o Distrito Federal.

Quem pode pedir a isenção neste CNU?

Para ter direito à isenção do pagamento, o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Estar inscrito no Enade 2025, como concluinte de curso de licenciatura;
  • Fazer parte de família de baixa renda registrada no Cadúnico, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025);
  • Ser doador de medula óssea registrado em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Caso o pedido de isenção seja negado, o participante poderá apresentar recurso entre os dias 7 e 11 de julho. O resultado final com a lista dos isentos será divulgado no dia 14 de julho.

Inscrições e formato da prova

As inscrições para o exame ocorrerão entre os dias 14 e 25 de julho. A matriz de avaliação será a mesma utilizada no Enade Licenciaturas, focando em conteúdos teóricos específicos para formação de professores.

É importante destacar que a participação na PND não substitui automaticamente os concursos ou seleções realizados pelas redes públicas. Os gestores locais que aderirem ao uso da prova poderão incluir outras etapas no processo, como provas práticas ou avaliação de títulos.

Para mais informações e acesso ao edital completo da Prova Nacional Docente, os interessados devem consultar o site oficial do Sistema PND.

Por que a PND está sendo chamada de “CNU dos Professores”?

O apelido “CNU dos Professores” surgiu porque a Prova Nacional Docente segue a mesma lógica do Concurso Nacional Unificado (CNU): a ideia de uma seleção padronizada, com abrangência nacional, voltada a um público específico. 

Enquanto o CNU reúne órgãos públicos federais em um só concurso, a PND oferece uma avaliação comum para profissionais da educação básica.

A proposta do Ministério da Educação é fornecer um instrumento que possa ser usado por estados e municípios como base para contratar professores, “de forma mais justa e transparente”. 

No entanto, é importante lembrar que a adesão à PND pelas redes de ensino é voluntária, e o exame não substitui automaticamente os concursos tradicionais, servindo como etapa única ou complementar, a depender de cada rede.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis