Lula vai entrar em campo para defender nova tabela do IR e o fim da escala 6×1
Governo avalia que momento nas redes é favorável e quer reforçar discurso por justiça social com apoio direto do presidente. Veja detalhes da estratégiaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi aconselhado por assessores a participar ativamente da estratégia digital do governo em defesa de pautas sociais prioritárias, como a nova tabela do Imposto de Renda e o fim da escala 6×1.
A ideia é que Lula grave vídeos para as redes sociais ou até mesmo faça um pronunciamento em cadeia nacional, ampliando o alcance das propostas que o governo quer ver avançar ainda este ano.
Foco em duas pautas principais
Segundo integrantes do Palácio do Planalto, a participação direta do presidente deve reforçar a pressão política sobre o Congresso Nacional. As duas principais frentes da articulação são:
- Mudança na tabela do IR
A proposta em análise na Câmara dos Deputados isenta quem ganha até R$ 5 mil mensais e passa a taxar os que recebem a partir de R$ 50 mil por mês.
O relator da proposta, deputado Arthur Lira (PP-AL), pode apresentar o parecer final ainda nesta semana, após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
- Fim da escala 6×1
A proposta, articulada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, busca acabar com o modelo que obriga trabalhadores a atuarem seis dias consecutivos para descansar apenas um. O governo quer aprovar a medida até o fim do ano.
Conversas com o Congresso Nacional
Lula deve se posicionar formalmente sobre as propostas nos próximos dias. Ele aguarda reuniões com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para alinhar os próximos passos.
Contexto nas redes sociais sobre tabela do IR
Para o Planalto, o atual momento nas redes sociais representa uma rara vitória do governo na disputa narrativa contra o Congresso. Perfis de esquerda ganharam força recentemente ao criticar parlamentares e defender medidas como a taxação dos super ricos.
A repercussão tem alcançado até setores mais ao centro do espectro político, o que, segundo o governo, é fundamental para enfrentar a impopularidade atual da gestão Lula.
Diante do bom desempenho online, a orientação é intensificar a produção de conteúdo com apoio de especialistas em Inteligência Artificial, aproveitando a maré favorável para fortalecer o discurso de justiça social nas redes e ampliar o engajamento.
Polêmica para além da tabela do IR
Críticos, no entanto, dizem que o discurso de Lula poderia ser perigoso por incitar parte da população contra os mais ricos.
Em entrevista recente, Hugo Motta chegou a dizer que virar o público contra o Congresso Nacional pode não ser a saída mais inteligente para o governo federal neste momento.