Veja lista: Tarcísio lança novos programas voltados para a baixa renda
Iniciativas foram apresentadas durante evento com prefeitos e empresários e devem atender milhares de famílias em situação de vulnerabilidadeO governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (8) duas novas ações na área social: o programa Trampolim, voltado à inserção de trabalhadores no mercado, e o SuperAção, que reúne políticas de enfrentamento à pobreza.
As medidas foram apresentadas durante um evento no Palácio dos Bandeirantes, com presença de prefeitos, empresários e representantes de associações de classe.
Mercado de trabalho
O programa Trampolim, por exemplo, foi lançado com a proposta de aproximar trabalhadores e empresas por meio de uma plataforma que conecte vagas de emprego a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o governo, a ação começa com 1.700 vagas disponíveis e deve crescer a partir de parcerias com prefeituras e entidades do setor produtivo.
A iniciativa contará com o apoio de agentes sociais e de capacitação profissional. A meta, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, é que a plataforma atinja até 1 milhão de vagas em todo o estado.
Baixa renda
Já o SuperAção é uma estratégia mais ampla, sancionada durante o mesmo evento, que prevê a execução de diversas ações voltadas à população em situação de vulnerabilidade econômica. O programa é dividido em dois eixos principais:
- Trilha 1: Auxílio direto
Prevê a concessão de R$ 150 mensais, por até dois anos, para cerca de 70 mil famílias sem renda ou possibilidade de inserção imediata no mercado de trabalho.
- Trilha 2: Incentivos e capacitação
Inclui apoio financeiro, capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo, com previsão de atendimento a cerca de 35 mil famílias.
O público-alvo será definido com base em renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025), e a seleção considerará cidades com pobreza concentrada, elevado Produto Interno Bruto (PIB) e potencial de geração de emprego.
Articulação com municípios
Durante o evento, também foi sancionada a lei que cria a carreira de Especialista Social, voltada à atuação dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social. A função deverá auxiliar na implementação e acompanhamento dos novos programas.
O governador aproveitou a ocasião para reforçar a importância dos prefeitos na execução das políticas e destacou que os secretários estaduais devem visitar todos os municípios até abril de 2026.
Repercussão na política
Nos últimos meses, o governo estadual tem intensificado ações nas áreas de infraestrutura, mobilidade e assistência social. A agenda tem incluído visitas a cidades do interior, encontros com prefeitos e aumento dos repasses para obras locais.
Embora seja um dos nomes cotados para disputar a Presidência da República em 2026, Tarcísio tem evitado comentar sobre o assunto publicamente.
Nos últimos dias, ele manifestou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, e compartilhou declarações de lideranças internacionais em defesa do aliado político.