Advogado Trabalhista: quando contratar o profissional?
Não é novidade para ninguém que muitas vezes acabam acontecendo problemas como equívocos, interpretações erradas, entre outros dentro do mercado de trabalho. Estes casos são alguns dos exemplos de advogado Trabalhista quando você deve contratar um.
Entretanto, pode-se dizer que o advogado trabalhista tem muitas outras funções e objetivos, tanto dentro quanto fora da justiça, e acaba sendo extremamente importante que você, trabalhador, conheça sobre o mesmo, pois é ele que irá lhe defender perante a justiça se você precisar algum dia, e assim, fará com que a empresa passe pelo cumprimento de sentença.
Aqui você conseguirá aprender sobre o que faz um advogado trabalhista, como encontrar um bom advogado trabalhista, levando em consideração diversos fatores.
O que faz um advogado trabalhista?
Um advogado trabalhista, como seu próprio nome entrega, é aquele que trata das situações demandadas do trabalho e trabalhadores. A melhor opção para quando acontece um problema dentro da empresa, em relação à ela e ao trabalhador, é este problema ser resolvido através de um acordo sem a necessidade de recorrer à justiça, entretanto, estes casos são bem raros de acontecer.
Por conta disso, temos os advogados trabalhistas, que devem ser buscados e contratados quando acabamos tendo algum problema em relação ao nosso trabalho. Existem milhares de problemas que podemos citar que demandam um advogado trabalhista, e você verá alguns deles logo abaixo.
Advogado Trabalhista quando você deve contratar um?
Como citado acima, existem milhares de ocasiões que acabam necessitando de um advogado trabalhista, entretanto, separamos aqui para você os principais casos e propícios a acontecer.
Demissão Com Justa Causa
Primeiramente, podemos citar sobre as demissões com justa causa, que são um dos casos em que os advogados trabalhistas mais agem na atualidade, tendo diversos destes todos os dias em todo o mundo.
Estas demissões sempre acabam acontecendo por culpa unicamente e exclusivamente do trabalhador, entretanto, muitas vezes a empresa acaba usando tal demissão como desculpa para não pagar as verbas do mesmo.
Estes casos acabam acontecendo por conta de um momento de crise em que a empresa provavelmente está enfrentando, e assim, acaba fazendo com que o trabalhador leve-a à justiça, para poder ganhar os seus direitos.
Isso acaba variando de caso para caso, entretanto, muitas vezes acaba acontecendo a reversão da decisão da empresa, pagando assim algumas verbas como a multa do fundo de garantia e as indenizações.
Salários quitados “por fora”
Os salários acabam sendo um dos principais casos em que os advogados trabalhistas são chamados. Outro grande exemplo destes casos que envolvem salário, são os dos salários pagos “por fora”, como o 13º, férias, fundo de garantias, adicionais de insalubridade, periculosidade, entre outros.
Muitas vezes estes salários pagos “por fora” acabam tendo algum problema, e assim, fazendo com que o trabalhador recorra a justiça, e juntamente à ela, o advogado trabalhista.
Assédios em Geral
Os assédios também são grandes exemplos, no qual podemos contar milhares de casos todos os dias envolvendo assédios.
Esses assédios podem se manifestar de diferentes maneiras, como os assédios morais, que envolvem gritos, xingamentos, ofensas, entre outros, além dos assédios sexuais, que podem envolver comentários, cantadas, insinuações maliciosas, e diversas outras situações e ações.
Estes casos devem sempre ser recorridos à justiça o mais breve possível, para que a empresa possa lidar com as devidas consequências, tendo em vista que, a empresa é responsável por tudo que acontece dentro da mesma, inclusive nas relações entre seus empregados.
Indenização por Danos Materiais e Danos Morais
Não é novidade para nenhum trabalhador que muitas das vezes, o ambiente de trabalho em que convivemos todos os dias podem nos trazer sérios problemas psicológicos de diversas origens diferentes.
Entre as causas destes problemas psicológicos, podem ser citados a grande pressão exercida ao trabalhador para cumprir metas impossíveis, danos psicológicos originados de uma comparação feita com o trabalhador e outros colegas de trabalho, onde pode acabar entrando também nos casos de assédios morais.
Enfim, qualquer caso que envolva algum dano material ou moral dentro do seu ambiente de trabalho deve ser recorrido a um advogado trabalhista, para que assim, vocês recorram à justiça da melhor maneira possível.
Como achar um bom advogado trabalhista?
Com isso, você já sabe de tudo sobre advogado Trabalhista, entretanto, ainda falta você adquirir o conhecimento de como escolher um bom advogado trabalhista.
Para isso, você deve analisar alguns aspectos e características do advogado, sendo algumas delas: a comunicação dele com o cliente, seus registros de casos, indicações, pesquise sobre as áreas de atuação, e verifique a qualificação e formação profissional dele.
Com isso, você já está por dentro de tudo sobre advogado Trabalhista, além de estar totalmente capacitado para escolher um bom advogado para você e seus casos.