Ministro pressiona Petrobras por nova redução nos combustíveis
Volatilidade internacional e cenário político influenciam decisão da estatal sobre os preços dos combustíveis no BrasilO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que ainda há margem para uma nova redução nos combustíveis da Petrobras, mesmo com a instabilidade no mercado internacional de petróleo.
Segundo ele, o governo está atento à oscilação do barril de Brent, referência no setor, e busca formas de minimizar os impactos ao consumidor brasileiro.
“Temos condição e espero que a empresa ainda reduza mais os preços dos combustíveis”, declarou Silveira, em entrevista ao jornal Valor Econômico.
Petrobras pode cortar preços se petróleo seguir estável
A expectativa do ministro se apoia na atual estabilidade do petróleo Brent. Ele afirma que, mantido o cenário, há possibilidade de a Petrobras seguir com cortes no valor dos combustíveis.
“Se continuarmos com o Brent nos níveis que estão hoje, há espaço para baixar ainda mais”, reforçou.
Margem equatorial: licenciamento avança após simulações
O ministro também comentou o avanço do projeto de exploração da Margem Equatorial.
Após solicitação do Ibama, a Petrobras concluiu simulações técnicas que, segundo Silveira, abrem caminho para o licenciamento.
“Se o Ibama pediu as simulações, é porque entendeu a importância do projeto. Agora é responsabilidade da Petrobras entregar os resultados”, afirmou.
Sobre o Auxílio-gás
Silveira confirmou que a Medida Provisória (MP) do Auxílio-gás nacional, promessa do governo Lula, deve ser publicada em agosto.
- O benefício será destinado às famílias do Cadúnico;
- A meta é alcançar 17 milhões de domicílios;
- A entrega dos botijões começa ainda este ano.
“Será um alívio imediato para a população mais pobre”, garantiu.
Futuro político: Alexandre Silveira vai se candidatar?
O ministro evitou falar de cargos, mas admitiu que poderá disputar as eleições de 2026 por Minas Gerais. Aos 55 anos, disse que ainda tem “energia para contribuir com o País”.
“Participo de um projeto que acredito ser o melhor para o Brasil, que é a continuidade do governo Lula até 2030”, concluiu.
Os preços dos combustíveis
Independente do governo, o fato é que os preços dos combustíveis é um tema que normalmente preocupa quem está ocupando a presidência do país. Isso porque o assunto tem potencial de influenciar o humor dos eleitores.
Essa preocupação está crescendo agora justamente por causa da proximidade do ano eleitoral. A avaliação dentro do governo federal é de que será preciso aplicar medidas para reduzir os preços da gasolina e de outros combustíveis o quanto antes.
Mas essa indicação preocupa o mercado financeiro, que defende que o governo federal não interfira na definição dos preços pela Petrobras.