Ministro diz esperar nova redução no preço dos combustíveis

Ministro Alexandre Silveira diz esperar nova redução nos preços dos combustíveis pela Petrobras e anuncia Auxílio-gás
- Anúncio -

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que ainda há espaço para cortes nos combustíveis vendidos pela Petrobras. 

A declaração foi feita em entrevista ao jornal Valor Econômico, onde ele reforçou a expectativa de que a estatal continue a reduzir os preços, apesar da instabilidade do mercado internacional de petróleo.

Volatilidade do petróleo e impacto nos combustíveis

Silveira alertou para a forte volatilidade nos preços do petróleo em decorrência dos conflitos geopolíticos. 

Segundo ele, o governo está empenhado em minimizar os impactos negativos para os consumidores brasileiros.

“Temos condição e espero que a empresa ainda reduza mais os preços dos combustíveis. É a minha expectativa, se nós continuarmos com o Brent nos níveis que estão hoje”, disse o ministro.

Petrobras e Margem Equatorial: próximos passos

Outro tema abordado por Silveira foi o avanço do processo de licenciamento da Petrobras na Margem Equatorial. 

Ele afirmou que as simulações solicitadas pelo Ibama já estão em curso e que a entrega dos resultados pela estatal é o próximo passo:

“Se o Ibama pediu as simulações, já deu uma sinalização clara de que entendeu a importância do licenciamento e do Brasil poder conhecer o potencial da região”, destacou.

E o Auxílio-gás nacional? 

O ministro também comentou sobre o Auxílio-gás nacional, programa que será viabilizado por meio de uma Medida Provisória (MP) prevista para agosto. 

O objetivo é atender 17 milhões de famílias inscritas no Cadúnico ainda este ano.

“O botijão de gás será entregue às famílias brasileiras mais carentes. Nós queremos iniciar esse processo ainda este ano”, garantiu Silveira.

Além do combustível

Encerrando a entrevista, Silveira comentou sobre o cenário político e afirmou estar comprometido com a reeleição do presidente Lula em 2026. Ele não descartou disputar um cargo por Minas Gerais:

“Eu me julgo jovem aos 55 anos de idade e ainda com alguma energia para poder contribuir com o País e com o meu Estado.”

Preço dos combustíveis

Dentro do governo federal, se entende que o preço dos combustíveis pode ser um fator decisivo para as eleições de 2026, que devem definir presidente, governadores, senadores e deputados de todos os estados do país.

O governo Lula acabou com o sistema de PPI, que definia os preços nacionais com base no valor do barril de petróleo internacional. Mas isso não significa que os valores externos ainda não sejam considerados.

Por isso, se você está preocupado com o preço do combustível para o seu veículo, ainda é importante atentar para o noticiário internacional dos próximos meses.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis