Bolsa Família e Auxílio-Gás: Como consultar e calendário
Esse benefício, que é liberado a cada dois meses, auxilia na aquisição do botijão de gás, item essencial na rotina dos lares brasileirosCom o ciclo de pagamentos do Bolsa Família referente a julho finalizado, o Auxílio Gás Nacional retorna neste mês de agosto de 2025, oferecendo suporte financeiro a milhões de famílias brasileiras que se encontram em condições de vulnerabilidade.
Esse benefício, que é liberado a cada dois meses, auxilia na aquisição do botijão de gás de 13 kg, um item essencial na rotina dos lares brasileiros.
Espera-se que mais de cinco milhões de famílias sejam contempladas com esse auxílio no novo ciclo, embora cortes adicionais sejam previstos após o governo retirar 900 mil pessoas da lista do Bolsa Família em julho.
Em agosto, o valor do Auxílio Gás será de R$ 108,00, mantendo-se alinhado à média das parcelas anteriores. O montante distribuído aos beneficiários não é fixo, pois varia de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg, que é periodicamente estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Com base nesses dados, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) determina o valor a ser repassado.
Auxílio Gás
Para poder acessar o Auxílio Gás, é necessário estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda familiar mensal per capita que seja igual ou inferior a meio salário mínimo nacional (R$ 706,00 em 2025).
O benefício é concedido automaticamente, não sendo necessário fazer uma solicitação, desde que o cadastro esteja em dia e que a família cumpra os requisitos. As famílias com prioridade são aquelas que:
- Tenham algum membro no CadÚnico que também receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Possuam um número maior de integrantes;
- Estejam em situação de extrema pobreza;
- Tenham mulheres como responsáveis pela família;
- Estejam localizadas em áreas afetadas por desastres naturais ou que estejam em estado de emergência.
Consulta
A verificação sobre o Auxílio Gás pode ser feita por meio dos seguintes canais a partir de 5 de agosto:
- Aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS)
- Aplicativo Caixa Tem
- Portal Cidadão Caixa
- Telefone 111 (central da Caixa)
- Telefone 121 (canal do MDS)
É aconselhável que os beneficiários mantenham seus dados atualizados no CadÚnico e acompanhem os canais oficiais para obter informações sobre o valor exato e a data de pagamento.
Calendário do Auxílio Gás – Agosto de 2025
Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados conforme o cronograma do Bolsa Família, sendo distribuídos de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS). Confira as datas de pagamento:
- Final do NIS 1: Data do Pagamento 18/08 (segunda-feira)
- Final do NIS 2: Data do Pagamento 19/08 (terça-feira)
- Final do NIS 3: Data do Pagamento 20/08 (quarta-feira)
- Final do NIS 4: Data do Pagamento 21/08 (quinta-feira)
- Final do NIS 5: Data do Pagamento 22/08 (sexta-feira)
- Final do NIS 6: Data do Pagamento 25/08 (segunda-feira)
- Final do NIS 7: Data do Pagamento 26/08 (terça-feira)
- Final do NIS 8: Data do Pagamento 27/08 (quarta-feira)
O pagamento para o final do NIS 9 está programado para o dia 28 de agosto, que cai em uma quinta-feira. Para o final do NIS 0, a data de pagamento será em 29 de agosto, uma sexta-feira.
Tal como ocorreu em julho, é possível que haja algumas antecipações em cidades que declararam situação de emergência ou calamidade pública, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde geralmente os pagamentos são feitos de maneira unificada para todos os NIS no primeiro dia do cronograma.
O Ministério do Desenvolvimento Social costuma anunciar essas exceções no próprio dia em que as transferências se iniciam.
Adicionalmente, o Governo tem antecipado os depósitos do Bolsa Família e do Auxílio Gás para o sábado anterior aos pagamentos que ocorrem nas segundas-feiras. Assim, os depósitos para os NIS 1 e 6 estão programados para serem realizados nos sábados, dias 16 e 23 de agosto, respectivamente.
Os beneficiários podem realizar o saque utilizando o cartão do programa, o Cartão Cidadão, o aplicativo Caixa Tem ou nas agências da Caixa, casas lotéricas e correspondentes autorizados da Caixa Aqui.