Confira o calendário do Auxílio Gás em agosto
O objetivo deste benefício social é ajudar a reduzir os gastos com gás de cozinha nas residências de menor rendaA cada dois meses, a Caixa Econômica Federal realiza pagamentos e, em agosto, o Auxílio Gás retorna para aproximadamente 5,4 milhões de famílias em todo o Brasil.
Este mês, os depósitos começam no dia 18 de agosto, seguindo um cronograma escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), com término em 29 de agosto.
O objetivo deste benefício social é ajudar a reduzir os gastos com gás de cozinha nas residências de menor renda.
Calendário de agosto do Auxílio Gás
O Auxílio Gás será creditado juntamente com a parcela de agosto do Bolsa Família. Assim, as datas para os depósitos dependem do último número do NIS. Confira a seguir o calendário oficial:
- Último número do NIS 1: Pagamento em 18 de agosto
- Último número do NIS 2: Pagamento em 19 de agosto
- Último número do NIS 3: Pagamento em 20 de agosto
- Último número do NIS 4: Pagamento em 21 de agosto
- Último número do NIS 5: Pagamento em 22 de agosto
- Último número do NIS 6: Pagamento em 25 de agosto
- Último número do NIS 7: Pagamento em 26 de agosto
- Último número do NIS 8: Pagamento em 27 de agosto
- Último número do NIS 9: Pagamento em 28 de agosto
- Último número do NIS 0: Pagamento em 29 de agosto
Contudo, os beneficiários que residem em localidades reconhecidas como em situação de emergência ou calamidade pública pelo Governo receberão a quantia no dia 18 de agosto, independentemente do dígito do NIS.
Valor do Auxílio Gás
O valor do Auxílio Gás é determinado com base na média nacional do preço do botijão de gás de 13 quilos, sendo atualizado pelo Governo Federal a cada dois meses.
Por exemplo, em abril e junho, o auxílio foi de R$ 108 por família, quantia que, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), é suficiente para cobrir o custo médio do botijão de 13 quilos.
Assim, o objetivo do benefício é aliviar a pressão financeira sobre as famílias de baixa renda, permitindo que o dinheiro do Bolsa Família seja destinado a outras despesas essenciais.
Receber o Auxílio Gás
O Auxílio Gás destina-se às famílias cadastradas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo (R$ 759) por pessoa e àquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para assegurar o recebimento, é necessário que o CPF esteja regularizado e que o cadastro esteja atualizado. Dessa forma, o auxílio será creditado na mesma conta digital do Bolsa Família.
É possível verificar o recebimento acessando o aplicativo Caixa Tem ou Bolsa Família, após a data de depósito determinada conforme o último dígito do seu NIS.
Outra opção é entrar em contato pelo telefone da Caixa 111, visitar o site oficial do programa ou ir até o CRAS e solicitar a informação pessoalmente para conferir se o valor foi disponibilizado.