Quem tem Cadúnico pode trabalhar? Veja o que dizem os números
Mais de 80% dos empregos formais criados no 1º semestre de 2025 foram ocupados por beneficiários do Cadúnico. Veja os números e entendaO mercado de trabalho brasileiro registrou crescimento no primeiro semestre de 2025, com 1.222.591 empregos formais criados, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O dado mais impressionante é que 80% dessas vagas, ou 977.690 postos, foram ocupadas por pessoas inscritas no Cadúnico, o principal banco de dados de famílias em situação de vulnerabilidade no país.
Mulheres lideram contratações
Entre os trabalhadores do Cadúnico, as mulheres superaram os homens, respondendo por 53% do saldo de empregos. Nas admissões, a participação feminina foi ainda maior: 55,5% (2.737.997) contra 44,5% (2.196.442) dos homens.
Entre os beneficiários do Bolsa Família, o saldo chegou a 711.987 vagas, ou seja, 58% do total geral. As mulheres também se destacaram neste grupo, representando 55,5% das contratações líquidas e quase 60% das admissões (1.410.133).
Em julho, cerca de 1 milhão de famílias deixaram o Bolsa Família por aumento de renda.
Mas o que é o Cadúnico?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a ferramenta que identifica famílias brasileiras de baixa renda, reunindo informações sobre:
- Condições de moradia
- Escolaridade
- Trabalho e renda
- Outros dados que ajudam a traçar o perfil socioeconômico
O Cadúnico é usado pelos governos federal, estadual e municipal para direcionar políticas públicas. Para as famílias, ele é porta de entrada para benefícios, como:
- Bolsa Família
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Carteira do Idoso
- Isenção de taxas em concursos públicos
Quem pode se cadastrar no Cadúnico
Podem se inscrever:
- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa
- Famílias com renda total de até três salários mínimos
- Participantes ou interessados em programas que exigem o Cadúnico
- Pessoas que moram sozinhas ou em situação de rua
O cadastro deve ser feito por um Responsável Familiar (mínimo 16 anos) em um CRAS ou posto de atendimento do Cadúnico, levando documentos de todos os membros da família.
A atualização é obrigatória a cada dois anos ou sempre que houver mudanças importantes, como alteração de renda, endereço ou composição familiar.
Quem tem Cadúnico pode trabalhar?
Sim. O Cadúnico não impede o trabalho. Programas como o Bolsa Família funcionam como apoio até que a família alcance maior estabilidade financeira.
Se a renda aumentar por causa de um emprego, é importante atualizar os dados. Em muitos casos, existem regras de transição para evitar a perda imediata do benefício, permitindo que a família tenha segurança durante a reorganização financeira.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação dentro do Cadúnico, a dica é entrar em contato com agentes sociais em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.