segunda-feira,
3 de novembro de 2025

Quem recebe pensão do INSS tem direito ao 13º salário?

Confira quem tem direito a esse benefício e datas de pagamento

- Anúncio -

Uma pergunta  que sempre surge na cabeça de milhões de brasileiros que dependem da Previdência Social é: terei direito ao 13º salário? Para os aposentados, a resposta já é conhecida. 

Todavia, para os pensionistas, a dúvida é frequente e muitas vezes causa confusão. Afinal, a pensão por morte dá direito ao abono anual? Vejamos a seguir.

Pensionistas do INSS têm direito ao 13° salário?

É uma dúvida comum, mas a resposta é clara: sim, os pensionistas do INSS, assim como a maioria dos beneficiários da Previdência Social, têm direito ao 13º salário. Este valor adicional é um alívio financeiro importante no final do ano e ajuda a movimentar a economia.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Quem recebe o 13º salário do INSS?

O pagamento do 13º é um direito garantido por lei para quem recebe:

  • Aposentadoria (por idade, tempo de contribuição, invalidez, especial)
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Salário-maternidade
  • Auxílio-reclusão

Isso significa que, se você recebe um desses benefícios, o 13º salário é um direito seu. O valor é calculado de forma proporcional aos meses em que o benefício foi recebido durante o ano.

Quem não tem direito ao 13º salário?

É importante saber que nem todos os beneficiários do INSS recebem o abono anual. A principal exceção é para quem recebe benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

O BPC é um auxílio pago a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. Como se trata de um benefício assistencial e não previdenciário, ele não inclui o direito ao 13º salário. Essa é a principal causa de confusão e decepção para muitos beneficiários.

Como e quando ocorre o pagamento do 13°?

Em 2025, o 13º teve adiantamento, assim como o pagamento de 50% da gratificação natalina. A primeira parcela ocorreu entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda parcela caiu na conta entre 26 de maio e 6 de junho.

Portanto, a grande maioria dos pensionistas do INSS pode contar com o dinheiro extra. Apenas os beneficiários assistenciais, como os do BPC, ficam de fora.

Como consultar o valor do 13º salário do INSS?

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Informe seu CPF e senha;
  • Clique no campo “Do que você precisa?”;
  • Escreva “Extrato de Pagamento”;
  • Selecione o serviço e baixe o documento.

Também é possível consultar através da Central Telefônica 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Basta informar o CPF.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana