Quais as principais diferenças entre MEI e ME?
Quem está querendo começar a empreender pode ficar em dúvida sobre essas duas siglas e o que elas significam. Tanto MEI e ME, dizem respeito a categorias de empresa, CNPJ, que podem atender a distintas situações e características de negócios.
O que se deve fazer inicialmente para entender sobre os dois tipos de empresa, é sobre suas operações que funcionam no Brasil, com bem menos burocracia do que empresas maiores e mais tradicionais. Para entender melhor quais as principais diferenças entre elas, continue lendo.
MEI e ME tipos de CNPJ diferentes
Para entender como funciona esses dois tipos de empresas, é preciso entender suas categorizações. No caso da MEI, ela significa Microempreendedor Individual. Muitas vezes criado pelo autônomo que se encaixa dentro do limite total de faturamento anual, que é de R$ 81 mil. Sendo assim, esse tipo de CNPJ, não permite sócios e o titular pode ter apenas uma empresa.
A principal vantagem dessa categoria de CNPJ é o pagamento do boleto DAS. Que gera uma tributação única, do Simples Nacional, sem ter qualquer custo a mais por isso. Não precisa pagar imposto de renda, nem Cofins, PIS, CSLL, etc. desde que fique dentro do limite total de faturamento permitido.
Já o ME é um tipo de CNPJ que permite um faturamento um pouco mais alto, em torno de R$ 360 mil por ano. Porém sua tributação receber mais impostos do que a modalidade de MEI. Em contrapartida, não inclui impostos federais, algo que está presente do DAS.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar em ambos os tipos de CNPJ, o processo é bem simples. Basta acessar o site de cada uma das empresas, e preencher um formulário com os documentos necessários. Depois disso, será necessário entrar em contato com a Junta Comercial da cidade, para obter o registro oficial do CNPJ. Dessa forma bem simples.