quinta-feira,
6 de novembro de 2025

Auxílio Gás e Bolsa Família: Saiba se pode acumular os benefícios

O benefício é pago a cada dois meses e segue o mesmo calendário do Bolsa Família, o que gera dúvidas sobre a possibilidade de acumular

- Anúncio -

Criado para aliviar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias mais vulneráveis, o Auxílio Gás é um programa do Governo Federal instituído pela Lei nº 14.237/2021.

O benefício é pago a cada dois meses e segue o mesmo calendário do Bolsa Família, o que gera dúvidas sobre a possibilidade de acumular os dois auxílios.

Pagamento

Desde janeiro de 2023, uma Medida Provisória ampliou o valor repassado às famílias. Agora, o benefício cobre o valor integral do botijão de 13 quilos, calculado com base na média dos preços nacionais definida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O depósito é feito em conta bancária ou digital, e, caso o beneficiário não tenha conta ativa, é aberta automaticamente uma poupança social digital. O valor disponibilizado tem validade de 120 dias a partir da data em que é liberado.

Cada família tem direito a um único benefício, pago de forma alternada, e o valor pode variar conforme o preço do gás no país.

Acumular com o Bolsa Família

O recebimento do Auxílio Gás é compatível com outros programas sociais, incluindo o Bolsa Família. As quantias repassadas pelo programa não entram no cálculo da renda familiar mensal e, portanto, não interferem na concessão de outros benefícios.

Além disso, o pagamento pode ser acumulado com auxílios ou bolsas oferecidos pelas três esferas de governo. O benefício tem caráter temporário e pessoal, e não gera direito adquirido para repasses futuros.

Auxílio Gás

Têm direito ao programa as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo. Também podem ser contempladas aquelas que tenham entre seus membros alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No caso das famílias inscritas no CadÚnico, o valor é pago ao responsável familiar, preferencialmente à mulher. Já nas famílias com beneficiários do BPC que não estão cadastradas, o pagamento é feito ao titular do benefício ou ao seu representante legal.

O Auxílio Gás se tornou uma importante ferramenta de segurança social. Ao lado do Bolsa Família, o programa busca garantir que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a itens básicos, como o gás de cozinha, sem comprometer outras necessidades do dia a dia.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana