sábado,
15 de novembro de 2025

Seguro-desemprego: quanto tempo preciso trabalhar para receber?

Os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa têm direito a esse benefício

- Anúncio -

O Seguro-desemprego é um auxílio que tem o propósito de amparar o trabalhador que perdeu seu posto de trabalho. Como um auxílio provisório, é preciso cumprir alguns requisitos antes de receber o valor. 

Contudo, uma dúvida bem grande é quanto tempo é necessário trabalhar para ter direito a esse benefício. Quer saber a resposta,  como solicitar o valor e quem tem direito ao Seguro Desemprego? Continue a leitura.

O que é seguro-desemprego?

Essa é uma garantia estabelecida por lei que fundamenta recursos para subsidiar durante o período em que o trabalhador estiver fora do mercado de trabalho.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Contudo, é importante mencionar que o direito serve para aqueles que foram demitidos sem justa causa ou que a empresa chegou à falência.

No que concerne a quantidade de parcelas, estas podem variar de 3 até 5. Portanto, a quantidade tem a ver com os salários anteriores do desempregado. Assim, o seguro-desemprego atende aos trabalhadores demitidos sem justa causa, que tinham emprego formal até os últimos seis meses antes de solicitarem o benefício.

O seguro tem duração máxima de cinco parcelas, mas pode ser ampliado em casos de crises que causem desemprego em massa.

O objetivo é garantir uma renda mínima temporária ao trabalhador desempregado para que ele possa manter-se dignamente enquanto procura um novo emprego.

Quem tem direito a receber o seguro-desemprego?

As pessoas que têm direito ao Seguro Desemprego são aquelas que exerceram atividades laborais na modalidade formal, que foram demitidas sem justa causa e que cumprem os requisitos abaixo:

  • Quem atuou em regime CLT, tendo sido dispensado sem justa causa;
  • Trabalhadores que tiveram o contrato suspenso durante a pandemia;
  • Pescador profissional em período defeso;
  • Trabalhadores resgatados de condições de escravidão.

Além disso, os interessados em solicitar o Seguro Desemprego devem cumprir outros requisitos. Como:

  • Em caso de primeiro emprego, ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 12 meses;
  • Em caso de segunda solicitação, ter trabalhado em regime CLT com carteira assinada por, pelo menos, 9 meses;
  • Por fim, da terceira solicitação em diante, o período trabalhado deve ser de 6 meses.

Valor do seguro-desemprego 2025

O valor do seguro-desemprego em 2025 varia de acordo com o salário médio dos últimos três meses antes da demissão. O valor mínimo é de R$ 1.518 e o teto é de R$ 2.424,11. 

O cálculo segue tabelas específicas do governo, sendo a parcela calculada com base em percentuais do salário médio (80% para salários mais baixos, uma fórmula mista para salários intermediários e valor fixo para salários mais altos). 

Como solicitar o benefício pela internet?

Atualmente, a solicitação pode ser realizada pelos portais e aplicativos que se encarregam pela realização do atendimento e acompanhamento do benefício sem a necessidade de sair de casa.

Os pedidos podem ser realizados por telefone através do número 158, ou o interessado, se desejar, pode ligar para uma agência do trabalho no município de origem.

Todavia, é importante mencionar que o pedido do Seguro Desemprego pode ser realizado através do celular por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. 

O depósito do valor do Seguro desemprego pode ser realizado por meio das seguintes condições:

  • Depósito em conta digital da Caixa;
  • Em conta poupança com mesma titularidade;
  • Liberação do valor em conta mencionada pelo titular.

Por fim, o trabalhador também pode se dirigir a qualquer agência da Caixa, apresentando a carteira de trabalho e o documento oficial com foto e sacar o valor. Este, também pode ser liberado nos terminais de autoatendimento ou nas agências lotéricas.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana