O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipará o pagamento dos benefícios correspondentes a novembro. Ao contrário do mês de outubro, que teve depósitos iniciados em 27 de outubro, os créditos deste mês começarão a ser liberados em 24 de novembro, beneficiando aposentados, pensionistas e segurados de diferentes auxílios.
O calendário seguirá a abordagem tradicional de estipulação dos pagamentos com base no penúltimo dígito do Número do Benefício (NB).
Essa medida abrange aposentadorias, pensões, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão, incluindo também o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que será pago da mesma forma.
Na semana anterior ao início dos depósitos, os segurados poderão acessar seus extratos de pagamento. As informações estarão disponíveis no site ou aplicativo Meu INSS, mediante login no Gov.br.
Ao entrar na plataforma, será necessário clicar na opção “Extrato de Pagamento”, onde estarão listados os detalhes do benefício, data de crédito e o montante a ser recebido.
Para quem tiver dúvidas, a Central 135 do INSS está à disposição. O atendimento automatizado está disponível 24 horas, enquanto o atendimento humano pode ser acessado de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Calendário de pagamentos do INSS
Os depósitos estão organizados em dois grupos com base no valor: aqueles que recebem até um salário mínimo e os que recebem acima desse valor.
Beneficiários que recebem até um salário mínimo:
- Final 1 – 24 de novembro
- Final 2 – 25 de novembro
- Final 3 – 26 de novembro
- Final 4 – 27 de novembro
- Final 5 – 28 de novembro
- Final 6 – 1º de dezembro
- Final 7 – 2 de dezembro
- Final 8 – 3 de dezembro
- Final 9 – 4 de dezembro
- Final 0 – 5 de dezembro
Beneficiários que ganham acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6 – 2 de dezembro
- Finais 2 e 7 – 3 de dezembro
- Finais 3 e 8 – 4 de dezembro
- Finais 4 e 9 – 5 de dezembro
- Finais 5 e 0 – 8 de dezembro
A antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS ocorreu entre abril e junho deste ano, com o pagamento realizado em duas parcelas. O próximo pagamento do abono será efetuado somente em 2026.
Essa antecipação de novembro é parte do ajuste interno no cronograma do INSS e não impacta o valor total dos benefícios, mas apenas altera a data de início da liberação mensal.