Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) começaram a receber os pagamentos referentes ao mês de novembro desde a última segunda-feira, dia 24.
O cronograma dos repasses é organizado com base no dígito final do número de registro do beneficiário.
Para descobrir quando ocorrerá o pagamento, é preciso levar em conta o último número do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador que aparece após o traço. Por exemplo, se o número do benefício for 0105-8, o dígito que deve ser analisado é o 5.
Os pagamentos que não excedem um salário-mínimo terão início nesta segunda-feira e se estenderão até o dia 05 de dezembro. Em relação aos benefícios que superam o salário mínimo, as datas de pagamento iniciarão em 01 de dezembro e também se encerrarão no dia 05.
Data do pagamento
Para saber o dia específico do seu pagamento, a primeira etapa é identificar o último algarismo do seu número de benefício, que é sempre o que precede o traço. Por exemplo, se o número for 123-4, o dígito a ser considerado é 3.
Essa informação está disponível na sua carta de concessão ou no extrato de pagamento, acessível através dos aplicativos do INSS, tanto para Android quanto para iOS. Se preferir, você pode obtê-la ligando para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Com o algarismo final em mãos, consulte o calendário de pagamentos do ano atual, conferindo a data que corresponde à sua faixa de renda. Lembre-se de que os depósitos são realizados apenas em dias úteis, ficando excluídos os fins de semana e feriados.
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido como INSS, é uma entidade federal encarregada da administração da Previdência Social no Brasil.
Essa instituição é responsável por oferecer benefícios, incluindo aposentadorias, pensões por falecimento e auxílios.
O financiamento do INSS provém de contribuições mensais realizadas pelos trabalhadores, que asseguram o usufruto desses direitos em situações como enfermidade, incapacitação, idade avançada ou falecimento.