Melhores investimentos conservadores para 2022

O ano de 2022 promete algumas mudanças positivas para os investidores mais conservadores, principalmente porque a taxa Selic deve sair de 7,7% para 8,5% ainda neste ano, deixando os investimentos ainda mais rentáveis que no começo do ano, quando os juros estavam em 2%.

Existem algumas alternativas que “é bom evitar” para o decorrer do ano, como é o caso dos fundos de investimentos imobiliários. Empresas que trabalham com construções e entraram para a bolsa de valores perderam mais de 50% de valor. Um exemplo foi a Cyrela (CYRE3).

No mês de outubro de 2021, a inflação no setor de construção civil havia aumentado cerca de 1%. O que impacta diretamente no preço dos imóveis e até mesmo para desenvolver projetos. O ferro teve altas, de 2020 para 2021, acima de 5%. Por isso, os fundos de investimentos no setor ficaram estagnados, com rendimentos inferiores a 5% ao ano. 

Os fundos, de forma sintetizada, são empresas que arrecadam dinheiro de investidores para construir casas, outras empresas ou prédios – tudo varia do que é previsto pela lâmina de investimentos. Deste modo, os investidores ganham uma porcentagem sobre todos os lucros que essas empresas tiverem. Mas, se perdem, os investidores podem perder também. 

LCI e LCA ainda estão entre os melhores investimentos

Destaques sobre *** por e-mail

Com rendimento médio de 10% a 13% ao ano e sem imposto de renda, uma LCI ou LCA ainda está entre as melhores alternativas de investimentos. Suas vantagens são: proteção do fundo garantidor de crédito (FGC) para valores abaixo de R$ 250 mil e estabilidade, pouca variação, diferente do que ocorre com BTC e Bolsa de Valores.

Além disso, o rendimento do LCI ou LCA não contam com o desconto do imposto de renda regressivo como acontece com o CDB, que começa com a porcentagem de 22%. Os rendimentos são maiores que os fundos imobiliários, que estão estagnando com o passar dos anos. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis