RedeSim: o que é e como usar o programa?
O Redesim é um sistema criado pelo Governo Federal com o objetivo de centralizar todas as informações de uma empresa em âmbito federal, estadual e municipal. Usar o software traz algumas praticidades como, por exemplo, a possibilidade de dar baixa na empresa em outro estado sem ter que ir até o local, alterar dados sobre a marca e fazer solicitações de licença. O portal permite que todo o acompanhamento seja realizado de forma simples.
- Para consultar a área de serviços, que permite solicitar baixa e realizar alterações, basta que a pessoa jurídica acesse a aba http://hom.portalredesim.receita.fazenda.gov.br/servicos.
- Para fazer o login com a conta da empresa, é necessário acessar o site oficial da Redesim e clicar em cima do cadeado que é encontrado na aba de menu. Se preferir, também pode acessar através do link http://hom.portalredesim.receita.fazenda.gov.br/area-do-usuario.
- Para abrir uma empresa com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) caso ainda não tenha, é necessário clicar na aba de “consultar CNPJ” através do link http://hom.portalredesim.receita.fazenda.gov.br/consultas-cnpj e depois clicar em “formalize-se”.
O que fazer antes de abrir uma empresa pelo Redesim?
O primeiro ponto a ser observado no momento de abrir um CNPJ é avaliar se está recebendo qualquer benefício de salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-idoso, aposentadoria por invalidez ou outros que são garantidos pelo INSS. A formalização da marca perante a Receita Federal pode ocasionar na exclusão do benefício. Também é importante analisar se o local escolhido para abrir a marca aceita o tipo de atividade que está sendo solicitada.
Quem é sócio, titular de outra empresa e até mesmo servidor público, não pode abrir um MEI, microempresa individual. Neste caso, é recomendado abrir marcas de outro porte, como uma ME ou EPP, que também estão dentro do Simples Nacional – que tem o máximo de faturamento em R$ 4,8 milhões.