terça-feira,
10 de fevereiro de 2026

Bancos trabalham durante o Natal? Quais horários?

Natal é considerado um feriado nacional e, devido a isso, as empresas devem deixar os seus funcionários de folga ou optar por pagar a eles  a hora extra em 100%. Alguns estabelecimentos costumam ficar fechados ou terem horários especiais, como é o caso dos bancos que, durante o dia 25 de dezembro, devem funcionar por até duas horas.

De acordo com o FDR, os estados que possuem o mesmo horário que Brasília devem funcionar das 9h até às 11h. Os estados com diferença de até duas horas irão funcionar, de acordo com o horário local, das 08h até às 10h, o mesmo serve para os estados com diferença de horário de uma hora. 

  • Vale salientar que trabalhar durante o dia 24 de dezembro não garante ao trabalhador o direito de cobrar por hora extra. O pagamento de 100% sobre o dia é garantido somente nos trabalhos do dia 25 de dezembro e no dia 01 de janeiro. 
  • O ponto facultativo a partir do dia 24 de dezembro começa somente a partir das 14 horas. 

Mercados devem se manter abertos durante o Natal? 

A resposta para essa pergunta pode variar bastante do porte do mercado e da cidade: alguns sindicatos exigem que os atendentes e repositores fiquem em casa durante esse feriado e também no dia 01 de janeiro. No entanto, isso não é nenhum tipo de garantia visto que o mercado pode trocar o dia dos colaboradores para que folguem em outra data. 

Profissões essenciais podem ter que fazer plantão, mas esse não é o caso dos bancos

Algumas profissões essenciais podem ter que fazer plantão durante o feriado de Natal. Contudo, isso não vale para as agências bancárias. Médicos, atendentes de farmácias e até mesmo jornalistas devem trabalhar nestes dias. 

  • Acompanhe o Otrabalhador para se manter atualizado sobre os direitos e deveres dos trabalhadores e das empresas. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador