MEI 2022: projeto de lei promete mudanças
O MEI 2022 promete um cenário bastante favorável para os empreendedores. Isso porque uma nova medida promete mudar alguns pontos importantes desse formato. Assim, o próprio desenvolvimento e evolução como microempreendedor individual ocorrerá de uma forma mais eficiente.
Atualmente, quem é MEI possui bastante restrições em relação ao faturamento anual, e também ao número de funcionários. Isso porque, é possível apenas a contratação de uma única pessoa. Aliás, esse é um dos pontos que tem tudo para se alterar.
Mudanças no MEI 2022
Quem é ou pretende tornar-se um microempreendedor individual em 2022, vai encontrar um cenário bastante otimista com esse formato. Isso porque um projeto de lei já está a todo vapor, tramitando dentro do congresso nacional.
O PLP 108 de 2021 já passou pela aprovação no Senado, isso ainda em agosto de 2021, e desde então já está em processo de análise dentro da câmara dos deputados. O ponto favorável é que os senadores presentes votaram pela aprovação do projeto MEI 2022, o que anima bastante os microempreendedores individuais. Esse projeto é uma criação do senador mato-grossense Jayme Campos, que é filiado ao Democratas.
Em relação às principais alterações, pretende-se aumentar o faturamento anual máximo permitido, que atualmente é de R$ 81 mil. Dessa forma, a precisão eleva esse limite para R$ 130 mil, o que é uma quantia significativa.
Outro ponto importante é em relação a contratação de funcionários, que terá seu limite dobrado, saindo de 1 para 2. Essa também é uma questão importante, que amplia bastante as possibilidades para o MEI 2022.
Assim, será possível um desenvolvimento mais prático, e também um enquadramento mais significativo. O ponto fundamental de tudo isso, é que efetivamente o empreendedor poderá seguir seu desenvolvimento de uma forma mais tranquila, com um mercado mais amplo a percorrer. Por isso, o novo projeto traz questões realmente positivas.