Como quem mora no exterior pode pagar o INSS?
Quem mora no exterior pode pagar o valor do INSS e garantir, assim, a aposentadoria? A previdência privada deve garantir ao cidadão brasileiro o direito de se aposentar com o valor que varia de acordo com as suas contribuições e ainda garante outros benefícios como o seguro desemprego, auxílio maternidade e até mesmo o auxílio doença – que é pago quando o cidadão não tem condições de trabalhar devido a problemas de saúde ou acidentes que ocorreram dentro da empresa.
Existem alguns países que possuem acordo com o Brasil e, deste modo, consegue-se pagar e garantir os direitos do INSS como é o como acontece com o Argentina, Bolívia, Equador, Espanha, Paraguai, Alemanha e Suécia. No entanto, também existem alguns países que não possuem nenhum tipo de acordo e, deste modo, o cidadão não tem como emitir as guias avulsas para contribuir com a aposentadoria.
A inscrição para pagar o INSS neste caso deve ser feita através de uma Agência da Previdência Social (APS) ou através do aplicativo do MEU INSS, que pede com que o cidadão tenha uma conta GOV e, assim sendo, possa emitir as guias avulsas mensalmente e pagando assim, de acordo com o valor no qual o mesmo deseja se aposentar. Quanto maior for o valor no qual deseja receber a aposentadoria e os seus benefícios, mais alta tende a ser a alíquota cobrada pela previdência social.
Vale salientar que somente terão direito a benefícios como o seguro desemprego aqueles que estiverem atuando com a carteira de trabalho assinada no país, ou seja, na modalidade de CLT. Já os grupos que atuam como autônomos ou donas de casa, ou então aqueles que estão trabalhando apenas por contrato, ainda podem solicitar o auxílio doença e o auxílio maternidade. Para isso, basta apenas estar com todas as guias de pagamento atualizadas.