quinta-feira,
6 de novembro de 2025

Imposto de Renda 2021: veja quem deve fazer a declaração.

- Anúncio -

No Brasil, não há nenhuma outra forma de taxação mais famosa que o Imposto de Renda. E isso se dá pelo fato de que todos que chegam a vida adulta e passam a receber por seus serviços, precisam fazer essa declaração. E, se uma pessoa evita ter complicações com ele, a informação é a única maneira para isso. Portanto, veja aqui quem deve fazer a declaração do IR em 2021.

É importante ressaltar que não houve nenhum reajuste na tabela para esse ano, portanto não há acréscimos e nem decréscimos no valor a ser pago.

O que é Imposto de Renda?

O imposto de renda é um imposto direto que o governo cobra sobre a renda de seus cidadãos. Ou seja, sobre o que você ganha. E a taxação vai de acordo com o patrimônio. Para fazer acompanhamento, o governo pede para que, tanto CPFs quanto CNPJs informem os valores ganhos anualmente para a Receita Federal. Além disso, o governo pode alterar as alíquotas de impostos todos os anos em seu Orçamento da União.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Um trabalhador ou uma empresa recebem dinheiro ao longo de um ano. Mas ambos possuem gastos. A tributação ocorre no momento em que se recebe a quantia. Então, no ano seguinte, o valor avaliado é respectivo ao que deve ser pago pelo contribuinte, de acordo com seu ganho.

Mas, para que a Receita tenha esse tipo de informação, o trabalhador precisa fazer a “Declaração de Ajuste Anual” para IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas). Nela, todos os ganhos e gastos em serviços do ano anterior devem ser mostrados.

Como eu faço para declarar?

É um processo simples. Basta baixar o programa, disponibilizado pela Receita Federal, de declaração de IR e preencher as áreas pré-determinadas para seus dados. Após o término do processo, um documento é gerado. Essa é a declaração onde aparece tudo aquilo que foi feito financeiramente no ano. Veja também: Renda Brasil pode substituir o programa Bolsa Família.

Compartilhe:

Gustavo Penna
Gustavo Pennahttps://otrabalhador.com/
Gestor Estratégico com graduação incompleta pela UFRJ, deixei a faculdade para trabalhar com escrita criativa em 2022. Desde então, trabalhei em 7 estados do Brasil. Gosto de aprender. No final, me sinto um eterno aprendiz.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana