Auxílio-doença: INSS suspende perícia para os beneficiários, mas mantém prova de vida aos aposentados
O INSS suspendeu a perícia do auxílio-doença para quem recebe o benefício. Contudo, manteve a prova de vida para quem é aposentado. Assim, é necessário ficar atendo a uma futura chamada, quanto a perícia for remarcada.
Auxílio-doença tem perícia suspensa pelo INSS
O motivo da suspenção da perícia para quem é beneficiário do auxílio, deve-se ao avanço da Covid-19. Afinal, suas variantes estão causando um estrago significativo no país, e o Instituto resolveu optar pela suspenção dessa perícia.
O objetivo é remarcar as avaliações para o segundo semestre desse ano. Afinal, a convocação ocorreu ainda em agosto de 2021, e é também algo urgente para se fazer. Mesmo assim, a suspenção ocorreu para evitar maiores avanços da Covid-19.
Desse modo, os beneficiários do Auxílio-doença continuaram recebendo os valores, mesmo sem terem feito a perícia. Vale lembrar, porém, que a suspenção não diz respeito a perícia normal, mas sim as revisionais.
Prova de vida ainda vai ocorrer normalmente
Contudo, indo em contramão ao cancelamento da perícia do Auxílio-doença, a provas de vida, destinadas aos pensionistas e aposentados, ainda continua valendo. Afinal, esse é um tema já bastante antigo, e que o INSS tem mais preocupação.
Nesse caso, ela envolve os beneficiários que não fizeram a sua prova de vida ainda desde antes do fim de 2020. De uma forma mais precisa, destina-se aqueles que não fizeram até dezembro de 2021.
Por isso, diferentemente do Auxílio-doença, eles devem realizar o procedimento agora no início de 2022. As provas são de acordo com o mês de vencimento da prova de vida de cada usuário. Então, para aqueles que venceram até novembro de 2020, a prova deve ser feita agora em fevereiro de 2022.
Já para quem teve a prova vencida em novembro e dezembro de 2021, o prazo é em junho de 2022.