Ajuda do Uruguai foi negada pelo governo Lula? Entenda a polêmica
O país vizinho já está auxiliando os trabalhos no RSA Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou, nesta quarta-feira (8), que a ajuda oferecida pelo Uruguai para os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS) não foi negada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o comunicado, um helicóptero emprestado pelo país vizinho está em operação no estado.
A pasta ainda explicou que junto com o helicóptero, o governo uruguaio ofereceu um modelo específico de avião. No entanto, a aeronave foi recusada após uma avaliação técnica apontar que ela não seria adequada para o tipo de operação exigida e que no momento não há “infraestrutura aeroportuária disponível” no Rio Grande do Sul.
Por fim, a Secretaria destacou que um avião da frota brasileira com as mesmas funcionalidades do oferecido pelo Uruguai já está em operação no estado.
“Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave”, diz um trecho do comunicado.
O avião citado pelo Brasil é uma aeronave KC 390, do Ministério da Defesa, que tem capacidade de transportar uma carga maior do que a do modelo oferecido pelo Uruguai – um Lockheed KC-130 H Hercules – e consegue pousar em pistas menores.
Vale lembrar que o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, foi alagado pela enchente. Parte da estrutura predial, assim com a pista e a área de sinalização do aeroporto estão debaixo d’água. Os pousos e decolagens precisaram ser suspensos até 30 de maio. A situação se repete nos outros aeroportos comerciais do Rio Grande do Sul.
Origem da notícia de que a ajuda do Uruguai foi negada pelo governo Lula
A notícia de que a ajuda do Uruguai foi negada pelo governo Lula começou a circular na última segunda-feira (6), depois que José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do Governo do Rio Grande do Sul, falou durante audiência no Senado.
Na ocasião, o porta-voz do RS agradeceu ao país vizinho e pediu para que o empréstimo dos veículos fosse autorizado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.
“Nós aguardamos agora que a ABC autorize a entrada no Brasil de lanchas que foram disponibilizadas pelo Uruguai. Lanchas que estão prontas para embarcarem para o Brasil” , disse Pires.
Agradecimentos
Ainda no comunicado emitido nesta quarta, o governo do presidente Lula agradeceu ao Uruguai pela ajuda oferecida e declarou que “todas as ofertas de auxílio são bem-vindas” e serão sempre “analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas”.