Auxílio Brasil e vale-gás: veja quem recebe nesta quinta, 15

Governo Federal segue nesta semana com os pagamentos do Auxílio Brasil e do vale-gás. Veja quem pode receber os benefícios e como movimentar as quantias

Nesta quinta-feira (15), o Governo Federal está seguindo com os pagamentos do programa Auxílio Brasil e também do vale-gás nacional. Como os dois projetos sociais usam o mesmo calendário, é possível dizer que hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4 para os dois casos.

Auxílio Brasil

Neste mês de dezembro, o Auxílio Brasil segue fazendo pagamentos mínimos de R$ 600 por família. Trata-se de uma regra que existe desde o mês de agosto. Independente do número de integrantes de uma mesma família, ninguém pode receber menos do que este patamar.

Caso o cidadão receba menos, precisa entrar em contato com o Ministério da Cidadania para entender o que aconteceu.

Dados mais recentes do poder executivo dão conta de que mais de 21,6 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de dezembro. Segundo a pasta, a fila de espera voltou a se formar e já conta com mais de 180 mil brasileiros aptos ao recebimento, mas que não estão conseguindo receber nada ainda.

Destaques sobre *** por e-mail

Vale-gás

O vale-gás nacional retornou neste mês de dezembro fazendo pagamentos unitários de R$ 112. Isto significa que todos os beneficiários do programa social precisam receber este mesmo valor. Diferente do Auxílio Brasil, o vale-gás não possui benefícios internos que podem fazer o valor total subir um pouco.

Dados mais recentes do Ministério da Cidadania indicam que mais de 5,9 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de dezembro. Assim como o Auxílio Brasil, este programa também conta com uma fila de espera. Estima-se que mais de 18 milhões de brasileiros aguardem uma vaga neste momento.

O calendário

Como dito, os calendários do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional são basicamente os mesmos. Os dois programas usam a mesma lógica de divisão de pagamentos em grupos diferentes com base no final do Número de Identificação Social de cada pessoa.

Veja abaixo

12 de dezembro: Usuários com NIS final 1
13 de dezembro: Usuários com NIS final 2
14 de dezembro: Usuários com NIS final 3
15 de dezembro: Usuários com NIS final 4 (grupo recebe hoje)
16 de dezembro: Usuários com NIS final 5

19 de dezembro: Usuários com NIS final 6
20 de dezembro: Usuários com NIS final 7
21 de dezembro: Usuários com NIS final 8
22 de dezembro: Usuários com NIS final 9
23 de dezembro: Usuários com NIS final 0

Normalmente, os pagamentos do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional acontecem nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Contudo, esta lógica muda em dezembro. No último mês do ano, os repasses acontecem sempre nos 10 últimos dias úteis antes do natal.

Segundo as regras gerais dos dois programas, nada impede que uma mesma pessoa receba os saldos dos dois benefícios ao mesmo tempo. Desde que ele atenda as regras de entrada dos dois projetos, ele pode acumular os dois saldos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis