Auxílio Brasil: veja o que se sabe sobre a antecipação do calendário

Segundo informações oficiais, antecipação do calendário do Auxílio Brasil não consta na portaria publicada no DOU desta quarta (20)

Nos últimos dias, membros do Governo Federal estão ventilando a possibilidade de antecipação do calendário oficial de repasses do Auxílio Brasil a partir de agosto. Segundo as informações de bastidores, a ideia é deixar de realizar as liberações do programa nos 10 últimos dias úteis de cada mês e passar a pagar sempre na primeira quinzena.

Contudo, a ideia que estava sendo ventilada pelo Governo Federal não chegou a ser concretizada na portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (20). No documento, o Planalto confirmou o aumento nos valores do benefício e determinou que os repasses turbinados acontecerão entre agosto e dezembro.

Embora o documento não traga nenhuma confirmação sobre a atualização do calendário de repasses, o fato é que o Governo Federal ainda não desistiu da ideia. Em declaração publicada pelo portal R7, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse que o plano ainda é antecipar os pagamentos para a primeira quinzena.

Neste momento, o Governo estaria discutindo quais seriam as melhores datas para os repasses. Uma ala do Ministério da Cidadania defende que o Planalto pague o Auxílio Brasil no mesmo sistema do Pix Caminhoneiro, ou seja, com os depósitos iniciando no dia 9. No entanto, outro grupo defende que o sistema seja iniciado ainda antes.

A regra atual do Auxílio Brasil indica que os repasses do projeto precisam acontecer sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Em julho, por exemplo, as liberações acontecem entre os dias 18 e 29. Vale lembrar que este sistema de liberações é válido desde a época do antigo Bolsa Família, que chegou ao fim em outubro do ano passado.

Destaques sobre *** por e-mail

Julho

Os cidadãos que já estão dentro da folha de pagamentos do Auxílio Brasil não precisam se preocupar com a discussão das alterações de datas. Até mesmo porque o calendário de julho não passará por qualquer alteração.

Além disso, o Ministério da Cidadania diz que qualquer alteração feita a partir de julho será informada com antecedência de maneira oficial para que todos os usuários saibam. Assim, ninguém ficará perdido em relação ao seu dia de recebimento.

Auxílio Brasil

Nesta quinta-feira (21), o Governo Federal segue com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 4. Eles podem movimentar o dinheiro desde as primeiras horas da manhã.

Informações do Ministério da Cidadania apontam que mais de 18 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do saldo em julho. Como a PEC dos Benefícios ainda não tem um impacto prático, os valores ainda são de R$ 400 mínimos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis