Bolsa Família: mais de 1,5 milhão serão excluídos
Em entrevista, Ministro do Desenvolvimento Social revelou que mais de 1,5 milhão serão excluídos do Bolsa Família em marçoMais de 1,5 milhão de pessoas que hoje fazem parte do Bolsa Família perderão o direito de receber o benefício nas próximas semanas. A informação foi confirmada pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) durante entrevista ainda na última semana.
Segundo o Ministro, estes 1,5 milhão de usuários serão excluídos porque apresentam inconsistências muito claras em suas contas. Há casos, por exemplo, de pessoas que estariam recebendo até nove salários mínimos, e ainda assim estariam recebendo o Bolsa Família de maneira fraudulenta.
O Governo Federal ainda não explicou se estes cidadãos terão o direito de recorrer da decisão. O que se sabe é que o processo de pente-fino vai seguir, e mais usuários para além destes 1,5 milhão poderão perder o direito de receber o benefício social ainda no decorrer deste primeiro semestre de 2023.
Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que pouco mais de 21,5 milhões de pessoas fazem parte do Bolsa Família atualmente. Com os cortes previstos para as próximas semanas, é provável que este número seja reduzido já a partir do mês de março. O número de atendidos tende a diminuir.
O Ministro Wellington Dias disse que ao mesmo passo em que vai excluir mais de 1,5 milhão de contas, também deverá inserir outros beneficiários. Contudo, o número de novas entradas deverá ser notadamente menor do que o de exclusões, o que fará com que o número geral de atendidos passe por uma redução.
Bolsa Família segue
Nesta semana, o Governo Federal está concluindo os pagamentos relativos ao mês de fevereiro do programa Bolsa Família. Nesta segunda-feira (27), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 9.
O dinheiro está na conta desde as primeiras horas desta manhã e pode ser movimentado sem sair de casa. Através do app do Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saque.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos de fevereiro do programa Bolsa Família:
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, todos os usuários aptos ao recebimento do Bolsa Família neste mês de fevereiro, estão recebendo um patamar mínimo de R$ 600 por família.