Consignado do Auxílio: bancos ainda aguardam regulamentação
De acordo com instituições financeiras, liberação do consignado do Auxílio Brasil só será liberado depois da regulamentação do Ministério da CidadaniaBancos de todo o país ainda aguardam a regulamentação do consignado do Auxílio Brasil para saber se oferecerão o crédito ou não. O órgão que precisa regulamentar o texto é o Ministério da Cidadania. Entre outros pontos, eles precisam definir algumas regras básicas, como a taxa de juros, antes do início das solicitação.
Sem os detalhes definidos pelo Ministério da Cidadania, os bancos optaram por esperar para saber quais são as condições. Nesse sentido, caso o cidadão receba alguma proposta de algum banco para entrada no consignado, é preciso desconfiar e lembrar que o Governo ainda não definiu as regras básicas de seleção.
Nas últimas semanas, financeiras ligadas ao banco Pan começaram a enviar propagandas para as pessoas. Nos anúncios, eles dizem que o cidadão pode se inscrever no consignado do Auxílio Brasil. Trata-se, portanto, de uma espécie de pré-cadastro onde o cidadão deixa os seus dados de forma prévia, enquanto o consignado não chega.
Entretanto, em resposta para uma matéria do Portal UOL, membros do próprio banco Pan deixaram claro que ainda não sabem se permitirão o consignado do Auxílio. Será preciso esperar até a regulamentação. Instituições como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também deram respostas semelhantes nos últimos dias.
Mas afinal de contas, quando é que o Ministério da Cidadania regulamentará as regras do consignado do Auxílio Brasil? A pasta segue sem cravar uma data. Quase quatro meses depois do anúncio oficial da liberação, eles se limitam a dizer que o processo ainda está em construção e que as pessoas precisam aguardar.
Cuidados com o consignado
É importante lembrar que nenhum usuário do Auxílio Brasil será obrigado a solicitar o consignado do benefício. Dessa forma, podemos dizer que a decisão final cabe somente ao beneficiário do programa. Ele terá o poder de decidir se pede ou não o crédito.
Especialistas indicam que o consignado pode ser uma boa opção para os usuários que querem usar o dinheiro para pagar uma grande dívida. Além disso, o crédito também pode ser importante para aqueles que querem comprar algum material de trabalho ou estudo, como um notebook, por exemplo.
Por outro lado, caso o cidadão queira usar o dinheiro para pagar pequenas contas mensais ou para comprar comida ou roupa, a dica é não solicitar. Neste caso, o cidadão pode criar uma bola de neve de dívidas, já que nos meses seguintes as contas seguirão aparecendo e o valor do Auxílio Brasil será menor.
O que é o crédito
Segundo as informações oficiais, o consignado do Auxílio Brasil funcionará em sistema de crédito. O cidadão recebe o adiantamento e paga o dinheiro de volta através de descontos mensais nas parcelas do próprio programa social.