Consignado do Auxílio: veja de quanto será a margem de comprometimento
Segundo as informações oficiais, Governo Federal já sabe qual será a margem máxima de comprometimento do consignado do Auxílio BrasilO Governo Federal ainda não deu muitos detalhes sobre os números do empréstimo consignado para os usuários do Auxílio Brasil. De toda forma, alguns pontos já são conhecidos. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a margem consignável do crédito será de 40% sobre o valor que o cidadão recebe todos os meses.
Ficou complicado de entender? Então vamos ilustrar com um exemplo. Imagine que um cidadão recebe o valor mínimo possível do Auxílio Brasil, que é de R$ 400. Caso ele solicite o empréstimo consignado do programa, ele passaria a comprometer 40% dessa renda por mês. Assim, ele passaria a receber apenas R$ 240 até quitar toda a dívida.
Seja como for, é importante lembrar que o consignado do Auxílio Brasil ainda não foi devidamente regulamentado pelo Ministério da Cidadania. A pasta ainda não definiu outros detalhes como taxa de juros, por exemplo. Dessa forma, os cidadãos precisam esperar até que o sistema esteja disponível para solicitação.
Nas últimas semanas, você certamente se deparou com alguma propaganda de algumas financeiras ligadas ao Banco Pan oferecendo o consignado do Auxílio Brasil. A instituição financeira diz que a inscrição feita neste momento não é uma solicitação de fato.
O usuário apenas entrega os seus dados para que eles sejam usados quando o consignado estiver disponível.
Outros bancos ainda não começaram a aceitar as solicitações para o crédito do Auxílio Brasil. Em nota, o Banco do Brasil disse que está aguardando a regulamentação do Ministério da Cidadania para iniciar os trabalhos. Foi basicamente o mesmo argumento enviado pela Caixa Econômica Federal, que também aguarda a publicação dos números.
A regulamentação
O Governo Federal anunciou a liberação do consignado para os usuários do Auxílio Brasil ainda no último mês de março. De lá até aqui, o Planalto já assinou a Medida Provisória (MP) do assunto e o Congresso Nacional já transformou o texto em lei.
No entanto, na prática ninguém pode solicitar o crédito ainda. Como dito, o Ministério da Cidadania ainda precisa regulamentar os detalhes para confirmar o início da liberação do dinheiro. Até agora, nada aconteceu.
Protesto pelo consignado do Auxílio
Nas últimas semanas, grupos de usuários do programa Auxílio Brasil se uniram em um protesto online nas redes sociais do Ministério da Cidadania. Os indivíduos combinaram de enviar mensagens em massa nas contas da pasta.
Oficialmente, o Ministério da Cidadania chegou a responder que o consignado do Auxílio Brasil ainda estaria em produção. No entanto, a pasta se negou a cravar uma data para o início da liberação do crédito para o público do programa social.