Fila de espera para Auxílio Brasil aumenta em todo o país

Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que fila de espera para Auxílio Brasil vem crescendo em todo o país
- Anúncio -

A fila de espera para fazer parte do programa Auxílio Brasil do Governo Federal está crescendo em todo o país. É o que apontam os dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em abril, todas as unidades da federação registraram aumento neste sentido. O estado de São Paulo é o que registra o maior número (429.484)

O top 5 de unidades da federação que mais registram pessoas na chamada fila de espera conta ainda com o Rio de Janeiro (282.957), Bahia (275.535), Minas Gerais (219.799) e Pernambuco (208.197). Todos os dados foram chancelados pela CNM e levam em consideração os números registrados no último mês de abril.

O ranking de estados com as maiores filas de espera do país mostra que o tamanho da lista tem total relação com o tamanho da população da unidade da federação. O fenômeno leva a crer que a situação vem piorando não por causa das questões regionais. Trata-se de um problema nacional que vem se acentuando em todo o país.

A situação vem sendo ilustrada por imagens que circulam nas redes sociais nas últimas semanas. Em capitais como Salvador e Recife, por exemplo, milhares de famílias vêm sofrendo em longas esperas de filas em postos de atendimento presenciais do Cadúnico. Em alguns locais, o atendimento pode levar dias ou meses.

Uma fila de espera para um programa social se forma quando o número de pessoas aptas ao recebimento de um determinado benefício é maior do que a quantidade de vagas disponíveis. No caso específico do Auxílio Brasil, os dados da própria CNM apontam que mais de 2,8 milhões de brasileiros aguardam por uma vaga.

Dados diferentes

É importante lembrar que há uma certa nebulosidade em relação ao exato tamanho da fila de espera para entrada no Auxílio Brasil. Enquanto a CNM aponta que mais de 2,8 milhões estão nesta situação, o Ministério da Cidadania indica que o número não passa dos 800 mil.

Seja como for, as duas fontes concordam que o número de cidadãos brasileiros que estão na fila de espera está aumentando desde o último mês de janeiro. Foi naquele momento que o Governo Federal zerou a lista pela última vez.

Fila de espera em agosto

O Governo Federal afirma que está ciente da situação. O Ministério da Cidadania afirma que vai conseguir zerar a fila de espera para entrada no benefício já no próximo mês de agosto. Para tanto, eles prometem inserir mais de 2 milhões de cidadãos de uma só vez.

Caso consigam cumprir a meta, a fila de espera poderia ser oficialmente zerada no próximo mês de agosto. No entanto, é possível que a lista volte a se formar já a partir de setembro, caso o número de usuários aptos ao recebimento volte a crescer.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis