A nova decisão de Lula sobre o futuro do Auxílio-gás

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou uma nova decisão sobre o futuro do Auxílio-gás nacional. Veja o que muda
- Anúncio -

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) bateu o martelo e tomou uma séria decisão sobre o futuro do Auxílio-gás nacional. Este é o programa que realiza pagamentos em dinheiro para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.

De acordo com as informações de bastidores, Lula decidiu dar ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) a incumbência de criar um novo projeto que deverá começar a valer a partir do próximo ano. Este projeto deverá apresentar uma série de mudanças sobre o Auxílio-gás nacional.

A decisão de Lula acabou sendo uma vitória para a equipe econômica do governo federal. Do outro lado dessa disputa, estava o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que queria capitanear o Auxílio-gás nacional, e os gastos decorrentes do programa, a partir do próximo ano. 

Entendendo a polêmica

Recentemente, Alexandre Silveira apresentou um projeto que pretendia elevar o número de atendidos pelo Auxílio-gás nacional dos atuais 5 milhões para cerca de 20,8 milhões de maneira escalonada até o final de 2026.

O problema é que a proposta de Alexandre Silveira prevê que os gastos com o Auxílio-gás nacional passariam a ser contados por fora do arcabouço fiscal a partir do próximo ano.

Essa indicação estava preocupando muito os membros da equipe econômica do governo federal. Por isso, o ministro Fernando Haddad chegou a ir falar pessoalmente com Lula sobre o tema para tentar convencê-lo de que essa ideia não seria positiva para as contas públicas.

No final das contas, Lula teria ficado do lado de Fernando Haddad nessa disputa, e concedido ao ministro da Fazenda a tarefa de desenhar um novo Auxílio-gás nacional, que passará a ser pago em 2025, mas que terá os gastos dispostos dentro do arcabouço fiscal.

Como será o novo Auxílio-gás

Agora o desenho do Auxílio-gás nacional para o ano de 2025 sai das mãos de Alexandre Silveira, e passa para as mãos de Fernando Haddad. O que o ministro vai fazer com o programa? A resposta para essa pergunta ainda não é conhecida.

Neste momento se inicia uma nova etapa dessa discussão. A equipe do Ministério da Fazenda vai se reunir para tentar realizar um novo desenho para o Auxílio-gás nacional, que começará a ser liberado a partir do próximo ano. 

De todo modo, ainda não é possível cravar o que o benefício nos reserva para o próximo ano.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis