Auxílio-gás atendeu cerca de 5,6 milhões em abril. Veja
Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que pouco mais de 5,6 milhões de pessoas receberam o Auxílio-gás neste último mês de abrilO Governo Federal concluiu nesta última sexta-feira (30) os pagamentos de abril do programa Auxílio-gás nacional. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pouco mais de 5,69 milhões de pessoas receberam os saldos em suas contas digitais.
Cada uma destas famílias recebeu o patamar de R$ 110. O saldo pode ser movimentado através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos, fazer transações via pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Ao todo, estima-se que o Governo Federal tenha liberado um total de R$ 626,2 milhões para os pagamentos do Auxílio-gás nacional neste mês de abril. Este foi apenas o segundo depósito do ano. Vale lembrar que o benefício só libera os saldos a cada dois meses. A próxima liberação deve acontecer apenas em junho.
Em abril, a maior parte dos atendidos se concentrou na região Nordeste, que registrou mais de 2,72 milhões de pagamentos para famílias locais. O Sudeste, região mais populosa do país, vem logo depois com cerca de 1,85 milhão de famílias atendidas pelo sistema do Auxílio-gás nacional neste último mês.
Além do Auxílio-gás
Outro programa que também concluiu os seus pagamentos em abril foi o Bolsa Família, que atendeu pouco mais de 21 milhões de pessoas no último mês. Assim como o Auxílio-gás, os usuários também têm um prazo de 120 dias para movimentar o saldo do programa social.
O número de atendidos do Bolsa Família e do Auxílio-gás nacional registrou uma queda no último mês. Parte deste fenômeno aconteceu por causa da realização de um pente-fino por parte do Governo Federal. Tal procedimento serviu para encontrar supostos fraudadores no sistema.
Somente no Bolsa Família, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham sido temporariamente excluídas do benefício. Elas terão um prazo de dois meses para provar que o sistema estava errado. Caso contrário, elas serão bloqueadas em definitivo.
Pagamentos de maio
Para este mês de maio, o Governo Federal já tem data para o retorno do Bolsa Família. Os repasses retornam a partir do dia 18, sempre respeitando a divisão dos pagamentos com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de maio (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de maio (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de maio (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de maio (terça-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de maio (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de maio (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de maio (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de maio (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de maio (terça-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de maio (quarta-feira).