Auxílio-gás: bloqueio vai afetar os próximos pagamentos?
Governo Federal confirmou um bloqueio nas contas de vários ministérios. Entre eles, está o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Auxílio-gásDesde que o ministério do planejamento confirmou o bloqueio parcial de verbas de vários ministérios, muita gente começou a ficar preocupada com a situação. Em especial, podemos citar os usuários do programa Auxílio-gás nacional. Há um temor de que o bloqueio possa afetar os pagamentos.
O bloqueio acertado pelo Ministério do Planejamento afeta 10 ministérios, entre eles o do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, que é responsável pelos pagamentos do Auxílio-gás. Em tese, a contenção das despesas poderia afetar o pagamento do programa.
Auxílio-gás vai ser bloqueado?
Contudo, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, não há motivos para preocupação. De acordo com a pasta, há dinheiro reservado para seguir realizando as liberações do Auxílio-gás nacional até o final deste ano, mesmo após o bloqueio.
A pasta afirma, entre outros pontos, que o Ministério do Planejamento está aplicando um bloqueio apenas de maneira gradual, e que esta decisão vai poder ser revertida no decorrer deste ano de 2023.
“Caso o desbloqueio do Orçamento Federal seja insuficiente, o MDS fará um remanejamento de recursos de outras ações discricionárias para garantir o pagamento do Auxílio Gás, cumprindo a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer os recursos federais chegarem a quem mais precisa”, aponta o ministério.
Próximos pagamentos
Vale lembrar que o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como já houve uma liberação neste mês de agosto, a próxima não deve ocorrer em setembro, mas apenas em outubro.
Por esta lógica, o governo deve fazer apenas mais dois pagamentos do Auxílio-gás nacional até o final deste ano. Um deles deve ocorrer em outubro, e o outro em dezembro.
Pagamentos de setembro
Para o mês de setembro, o governo federal deverá seguir apenas com as liberações do Bolsa Família. O projeto social atende pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Os pagamentos serão iniciados já no próximo dia 18. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 22 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 29 de setembro (sexta-feira).