Auxílio-gás: como se inscrever para receber em 2024?

Com a chegada do ano novo, milhões de brasileiros querem saber o que fazer para receber o Auxílio-gás nacional neste ano de 2024
- Anúncio -

Você conhece o Auxílio-gás nacional? Trata-se de um dos maiores programas de transferência de renda do governo federal. A ideia é repassar um saldo em dinheiro para que pessoas em situação de vulnerabilidade social consigam comprar um botijão de gás de 13 quilos.

Oficialmente, o programa foi criado no ano de 2021, ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi mantido durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento do saldo.

“O Auxílio Gás contempla, a cada dois meses, famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único. Os pagamentos seguem o calendário do Bolsa Família, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), a partir do NIS 1 até o NIS zero”, explica o Ministério.

Auxílio-gás segue em 2024

Nas últimas semanas, muitos usuários do programa social começaram a se preocupar com a possibilidade de encerramento dos pagamentos do benefício neste ano de 2024. Mas segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não há motivos para preocupação.

A pasta afirma que os pagamentos do Auxílio-gás nacional estão confirmados para este ano de 2024, embora seja importante lembrar que a tendência seja de diminuição dos valores repassados ao grande público.

“De acordo com a variação do preço médio do botijão de gás e o processo de Averiguação Cadastral do CadÚnico, o número de famílias atendidas pode mudar. O procedimento é realizado de forma rotineira pelo MDS, com o objetivo de garantir que o benefício chegue a quem mais precisa”, disse o Ministério do Desenvolvimento Social.

Como se inscrever para receber em 2024?

Segundo informações do Ministério, não existe uma forma direta de se inscrever para o Auxílio-gás nacional. Para ter direito ao programa em 2024, é necessário cumprir as seguintes regras de seleção:

  • Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  • Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pessoas que fazem parte do Bolsa Família, bem como mulheres que estão sob medidas protetivas de órgãos de segurança, após sofrerem violência doméstica, têm prioridade na seleção.

Dicas para entrar no Auxílio-gás

Existem dicas que você pode seguir para ter mais chances de seleção no programa. Uma delas, por exemplo, é entrar no Cadúnico o quanto antes. Quanto mais cedo você fizer a inscrição no Cadastro Único, melhor.

Se você já está dentro do Cadúnico, a dica é manter sempre o Cadastro atualizado, para evitar problemas como inconsistência nos dados, que podem fazer com que o Ministério não escolha o seu nome.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis